A 8ª Zona Eleitoral, com sede em Bento Gonçalves e comandada pela juíza Romani Terezinha Bortolas Dalcin, inicia no dia 16, quarta-feira que vem, a proceder a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no dia 15 de novembro passado na região de sua jurisdição. Vai ser a primeira vez em que não haverá solenidade formal e presencial, devido à pandemia da Covid-19. “Será de forma remota”, confirmou o chefe do Cartório Eleitoral, Ricardo Abreu.

Ele explicou que na próxima quarta a diplomação será dos candidatos eleitos nos municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, e que no dia seguinte, quinta, 17, vão ser diplomados o prefeito e vice eleitos em Bento Gonçalves, Diogo Siqueira e Amarildo Lucatelli, respectivamente, além dos 17 vereadores e seus suplentes. Para o ato virtual, de acordo com Abreu, ainda vai ser disponibilizado um link para que a sessão possa ser acompanhada pela internet.

Prefeitura e Câmara

No âmbito da administração municipal de Bento ainda não estão sendo adotadas providências para a solenidade de transmissão de cargo do atual prefeito, Guilherme Pasin, para seu sucessor, Diogo Siqueira. Pelo menos não estão sendo tornadas públicas, ainda. De acordo com a assessoria do governo municipal, não há horário ainda definido para a posse na data constitucionalmente prevista, dia 1º de janeiro.

Já na Câmara Municipal de Vereadores a informação é que uma reunião deve ser agendada para a próxima semana com a finalidade de definir o protocolo a ser seguido no dia da posse dos novos governantes e dos legisladores municipais. A assessoria da Mesa Diretora lembrou que o ato segue o Regimento Interno do Legislativo que prevê sessão preparatória “no último dia útil do ano que antecede o início de cada Legislatura”, ou seja, dia 31 de dezembro.

A posse dos eleitos é sempre no dia 1º em sessão presidida pelo vereador mais votado entre os que estiverem presentes. Empossados todos os vereadores, nova sessão vai ser realizada, de forma contínua, desta vez para investir nos cargos de prefeito e vice os candidatos eleitos. Também no dia 1º, e após as duas reuniões solenes para que vereadores e novos executivos assumam suas funções, será realizada nova sessão plenária, desta vez para eleição da nova Mesa Diretora que deverá presidir a Câmara pelo período de dois anos.

Foto: Silvestre Silva Santos