Valorizar e preservar o dialeto Talian, mantendo a cultura local. Com este objetivo, o roteiro Caminhos de Pedra, localizado na Serra Gaúcha, produz o documentário O tempo e o Vêneto – Ricordati di non dimenticare. Em fase de gravação, tem lançamento previsto para março de 2015.

Com tempo estimado em 35 minutos, o audiovisual será constituído por depoimentos de moradores da região, descendentes dos imigrantes que partiram do Vêneto (norte da Itália), a partir de 1845, e migraram para o Rio Grande do Sul. A narrativa enfatizará a origem da língua, as influências que ela recebeu ainda na Europa, a migração para a Serra Gaúcha e as novas influencias de dialetos e locais e do Português, até chegar ao Talian falado atualmente.

Além do documentário, será lançado também um site. A página já está em desenvolvimento e tem como objetivo criar uma comunidade de interessados no tema do dialeto Talian, nos afazeres da tradição italiana na Serra Gaúcha e no Brasil. Ambos os projetos são financiados pela Secretaria de Cultura do RS, por meio do Fundo Pró-Cultura. A produção é da Alba Arte.