Atividade ocorreu na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro, na Embrapa

Um dia dedicado à valorização de um dos principais produtos da Serra Gaúcha: o Suco de Uva. Através de um projeto de lei, proposto pelo vereador Edson Biasi, que instituiu o Dia do Suco de Uva no município de Bento Gonçalves, agora chegou a vez de tornar esta comemoração regional. Por isso, na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro, ocorreu o lançamento do Dia Regional do Suco de Uva, na Embrapa Uva e Vinho. A atividade reuniu lideranças municipais e regionais, que destacaram a importância de valorizar o produto.

O propositor, vereador Edson Biasi, disse que é um momento de valorizar os produtos da região. “Ele é nosso e a cada dia ganha mais espaço na vida das pessoas. Temos que comemorar e fazer com que mais Municípios se agreguem a este projeto” destaca.

O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando Protas, agradeceu e ressaltou a importância da entidade para aprimorar e auxiliar a cadeia vitivinícola. “Temos a tecnologia e o conhecimento para ajudar a alavancar a competitividade e modernizar a vitivinicultura”, disse.

O Prefeito Guilherme Pasin salientou que é um projeto que emana do povo, e que é um dia dedicado à enaltecer o produto. “Temos o objetivo de sairmos daqui aplicando em nossos municípios a comemoração regional do Suco de Uva. Este momento modifica a condição de vida do nosso agricultor, apresenta oportunidades de novos negócios”, pontua.

Brinde em comemoração ao lançamento do Dia Regional do Suco de Uva

Os convidados ainda prestigiaram alguns painéis, com o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho José Fernando Protas, que abordou a Evolução mercadológica e produtiva do suco. Já a biomédica Caroline Dani falou sobre os Benefícios do suco de uva para uma vida saudável e os pesquisadores Patrícia Ritschel e João Dimas Garcia Maia sobre Novas cultivares de uva para suco desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético ’Uvas do Brasil’, liderado pela Embrapa Uva e Vinho.

A comemoração do Dia do Suco de Uva é proposta para o primeiro domingo do mês de março. Em 2020 será no dia 1º. Além de registrado no calendário dos municípios participantes, a intenção é de que a data estimule a realização de ações de promoção da bebida, informando sobre os benefícios à saúde, promovendo o turismo, fortalecendo a economia, bem como resultando num aprimoramento da cadeia produtiva da uva.