Em Bento Gonçalves, o Dia Mundial da Alimentação foi comemorado nesta sexta-feira, 16 de outubro, com o tema “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”. A data foi marcada por uma mobilização na Feira Ecológica, realizada na rua Fernandes Vieira (entre Olavo Bilac e Visconde de São Gabriel), na Cidade Alta. O trabalho foi coordenador pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Bento Gonçalves (COMSEA) em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (SEMHAS). Integrantes do conselho entregaram sacolas retornáveis e distribuíram material informativo sobre agricultura, nutrição e alimentação com enfoque no consumo de produtos orgânicos.

O evento também contou com a participação de 90 estudantes, sendo 70 do segundo ano do Ensino Fundamental das escolas e Vânia Medeiros Mincarone e Doutor Tancredo de Almeida Neves e 20 do Jardim B da EMEF Felix Faccenda. As crianças também receberam sacolas e material informativo e puderam conhecer o funcionamento da feira e receberam informações sobre os produtos ecológicos. A participação dos alunos integra o projeto Olhar Atento – Ciências para a Vida – Alimentação Saudável, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).

O Dia Mundial da Alimentação é reconhecido em mais de 150 países. A data foi institucionalizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A finalidade é informar e conscientizar a opinião pública quanto às questões relacionadas à nutrição e à alimentação em todo o mundo, destacando a luta contra a fome, que atinge diversas populações.

Informações Assessoria de Comunicação Social Prefeitura