A chegada da primavera e do verão na região dá início ao período de acidentes com animais peçonhentos. Conforme o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os acidentes aumentam progressivamente de outubro até o final de março do ano seguinte. É neste período que ocorrem 70% dos acidentes registrados no município. A principal razão é que a grande maioria dos animais que causa acidentes está mais ativa nessa época do ano. Além disso, é comum as pessoas se vestirem com uma quantidade menor de roupas nos meses mais quentes, o que expõe uma área maior do corpo ao contato com os peçonhentos.

Com a finalidade de fornecer informações sobre a identificação dos animais peçonhentos e prevenção de acidentes, a Escola de Gestão Pública (EGP) e a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor de Epidemiologia, promovem o curso “Identificação de Animais Peçonhentos e Prevenção de Acidentes”. Serão duas turmas, sendo uma no dia 28 de outuibro, das 14h as 17h e outra no dia 29, das 8h às 11h30min. O treinamento será ministrado pelo enfermeiro José Antônio Rodrigues da Rosa, coordenador do Setor Epidemiologia, e ocorre no auditório da Coordenadoria de Tecnologia da Comunicação e Informação (CTEC). O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo link http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br/cursos.

Material Educativo
Para ajudar os profissionais de saúde, educação, técnicos das demais áreas e a população em geral, a Vigilância Epidemiológica elaborou quatro folders educativos contendo informações epidemiológicas e de prevenção sobre os acidentes causados por aranhas, abelhas, taturanas e serpentes. Todos os folders mostram fotografias dos principais animais causadores de acidentes no município e região. Eles podem ser acessados e baixados através do link http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/pagina/saude-em-bento-epidemiologia. No site, também pode ser acessado o relatório completo com os dados epidemiológicos dos acidentes com animais peçonhentos do município.