Entidades acreditam que a data, em 2021, vai gerar bons resultados para os empreendimentos

O Dia dos Pais está se aproximando e, com a data comemorativa, o comércio já começa a se preparar para uma alta movimentação de consumidores. Até 7 de agosto, conforme aponta pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), a expectativa é de aumento de 10% a 30% nas vendas, em relação ao ano passado e, para os empreendedores mais otimistas, a perspectiva é de crescimento de 50% a 70%.

Segundo o Sindilojas Regional Bento, depois de um ano em que as vendas sofreram diretamente com o contexto da pandemia e com as incertezas em relação ao funcionamento dos negócios, o Dia dos Pais de 2021 será diferente, com movimento maior e um crescimento de vendas em relação ao baixo patamar de 2020, com expectativa de voltar ao de 2019. “De acordo com a avaliação da Fecomércio-RS, a perspectiva para a data segue o desempenho recente da retomada das vendas dos segmentos do varejo mais afetados com a crise, sobretudo calçados e vestuário. Isso acontece diante do retorno gradual da circulação, ao passo que a vacinação avança e as restrições diminuem, com suporte do crédito e da retomada do mercado de trabalho formal”, afirma o presidente da entidade, Daniel Amadio.

O avanço da vacinação no município é um dos fatores que causa otimismo para os lojistas. “A inflação em alta e a cautela do consumidor, entretanto, freiam o consumo. Embora se espere um bom desempenho das vendas, um avanço maior encontra barreiras no cliente que, mesmo com confiança em recuperação, ainda segue cuidadoso. Sobretudo as famílias com renda menor, que sentem a forte pressão da inflação sobre o orçamento e dependem de uma melhora mais consistente do mercado de trabalho como um todo”, pondera.

Amadio salienta, ainda, que roupas, calçados e acessórios devem ser os presentes mais procurados para o momento, com destaque para artigos esportivos e para o frio, além de perfumes, vinhos, ferramentas, smartphones e eletrônicos.

Em nota, a CDL-BG divulgou que o ticket médio de venda deve ser de R$ 60,00 e que os lojistas estão concentrando forças em ações promocionais de divulgação para atrair os clientes. O presidente da entidade, Marcos Carbone, em texto divulgado, frisou que o caminho da recuperação do comércio será longo, mas que, felizmente, há uma crescente onda de otimismo pelo desempenho das vendas. “Agora, nossos esforços enquanto entidade, seguem na sensibilização da comunidade para que privilegie os estabelecimentos locais na hora das compras”, ressalta.

O que dizem os lojistas

O diretor da loja Rumo Certo, Evandro Michelon, garante que o empreendimento tem uma ótima expectativa para os próximos dias. “Estamos com várias promoções e estoque atualizado para atender aos mais diversos estilos de pais. Além disso, o avanço da vacinação está sendo positivo para o aumento de vendas, mas continuamos com todos protocolos e cuidados necessários para que consigamos, o quanto antes, vencer essa pandemia”, realça.

No local, há produtos específicos que devem ter mais saída. “Itens para churrasco, taças, conjuntos de copos, conjuntos de facas, acessórios para pizza, itens para vinho em geral”, pontua.

A gerente da loja Clip, Josiele Santos, também assegura que há, realmente, boas perspectivas. “O Dia dos Pais é uma data bastante significativa e o pessoal gosta de presentear os papais e os vovôs, nem que seja com uma lembrancinha para não passar em branco. As pessoas estão se sentido mais seguras com a vacinação e já notamos um aumento na circulação, tanto nas ruas quanto na loja”, conta.

Na Clip, também há diversas possibilidades de presentes. “Para o nosso segmento, seria a linha de churrasco para o pai assador, bem completa, desde espeto, tábuas de corte, facas e faqueiros especiais. Para o pai gourmet, que gosta de cozinhar para a família, temos muitas opções de presentes também, como exemplo as panelas wok, utensílios e jogos de panelas. Vendemos também taças em cristal para cerveja, vinho, gim e kits. Além disso, os famosos copos térmicos da Stanley têm bastante procura pela qualidade e durabilidade. Por fim, temos a linha de canecas e taças personalizadas para a data”, finaliza.

Foto: Thamires Bispo