Com o Dia das Crianças quase chegando, os lojistas de Bento Gonçalves estão se preparando para fornecer os melhores presentes para os pequenos. De acordo com o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, a expectativa é de aumento nominal em vendas. “Como estamos com a inflação alta, não teremos aumento real. Porém será superior com valores diferentes, conforme o tipo de produto”, informa.

Com a normalização pós-pandemia, há muitos indicadores sinalizando crescimento da economia. “A partir da melhora desses fatores, a projeção é bem positiva, pois as pessoas voltaram a circular e devem buscar presentes. Claro que não podemos esquecer que agora muitos consumidores estão comprando de forma digital e, mesmo tendo terminado o período pandêmico, essa modalidade de venda vem sempre crescendo”, afirma.

Conforme o presidente, os itens mais procurados são brinquedos, artigos de recreação e esportivos, vestuário, calçados e eletrônicos. “Há uma ação dos lojistas, que já é adotada bem anterior à data, de reforçar os estoques desses produtos, para que a estratégia de vendas seja mais assertiva. Eles investem em comunicação, promoções atrativas e alguma programação alusiva ao Dia das Crianças”, salienta.

Para os lojistas, é a importante focar na inovação e criatividade na hora de vender. “É vital, pois o comércio está passando por transformações. O modelo híbrido é o tema do momento, buscando mais vendas com a mesma estrutura. Muitos comerciantes já se atualizaram, mas não é a totalidade. As entidades como o Sindilojas geram iniciativas para que isso aconteça, porém nem todos pensam nesse sentido”, orienta.

Além disso, Amadio ressalta que é preciso aguardar a passagem da data e esperar melhores resultados dos que vêm sendo acompanhados. “Levando em consideração que os produtos da data estão 20% mais caros, sempre se tem uma alternativa que encaixe no orçamento. Ainda consideramos os dados que nos últimos 12 anos, mesmo com o acréscimo da população gaúcha na ordem de 12%, o público de zero a 14 anos reduziu 22%. Assim, temos menos homenageados, mas estamos otimistas”, completa.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, informa que um levantamento feito pela entidade junto aos lojistas locais, calcula a estimativa de aumento de 10% nas vendas, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. “Em 2021, a data também registrou acréscimo médio de 10% comparado com o ano de 2020. Esse movimento indica a consolidação da recuperação do poder de compra das pessoas, que vem ocorrendo de forma gradual”, confirma.

De acordo com Carbone, o Dia das Crianças chega impulsionado pela estabilidade nas condições de operação após um ano marcado pelos resquícios de restrições da pandemia, no qual as lojas sofriam com a falta de previsibilidade e planejamento por conta do momento de exceção vivido. “O consequente aumento da sensação de normalidade certamente impacta positivamente. Hoje, fala-se muito pouco em pós-pandemia, visto que esse é um contexto já superado. O maior impacto nas vendas advém, atualmente, do cenário econômico – cuja recuperação definitiva que vinha sendo construída acaba sendo prejudicada pela onda de incertezas que permeiam o país”, menciona.

Segundo o presidente da CDL-BG, o comércio tem despendido esforço extra na busca por bons resultados. São promoções oferecidas aos consumidores, com condições diferenciadas de negociação, disponibilização de um mix atrativo de produtos e, também, facilidades no que diz respeito ao atendimento. “Isso se reflete nessa previsão de crescimento nas vendas, que deve se concretizar para a data”, realça.

Além disso, é importante ser criativo e trazer novidades para o público infantil. “Sem dúvidas, propor soluções inovadoras e que vão ao encontro do que buscam os consumidores são premissas encaradas com seriedade pelos nossos lojistas. Percebe-se um crescimento nas vendas por aplicativos de mensagens e plataformas digitais, garantindo comodidade, praticidade e agilidade para quem quer comprar. A própria CDL-BG vem oferecendo qualificações para incentivar os lojistas a aderirem à essa cultura da inovação e tecnologia, ousando na criatividade e, assim, conquistando melhores resultados”, conclui.

Comércio está otimista

O proprietário da franquia do O Boticário, em Bento Gonçalves, Leonardo Carboni, realça que a expectativa de vendas é boa e supera a do ano anterior. “Esperamos um crescimento de 14% em relação a 2021. Felizmente, a pandemia já ficou no passado, em 2022 já realizamos uma expansão e temos planos otimistas, além de novidades para o ano que vem”, revela.

De acordo com Carboni, a loja de cosméticos e perfumes trabalha diretamente com autoestima. “Algumas vezes os pais acabam relevando isso em relação aos filhos, porém se sentir bem consigo mesmo tem um valor elevadíssimo na qualidade de vida. Nossos filhos, assim como nós, precisam disso. A sensação de banho tomado, pele e cabelo macio ou aquele cheiro gostoso que nos segue durante o dia nos faz sentir bem, o que no fim das contas acaba por melhorar nossa sensação de bem estar”, valoriza.

Neste ano, O Boticário completou 45 anos de existência, o que faz com que alguns clientes já sejam a terceira geração de consumidores. Muitos destes, começaram a usar os produtos na infância. “O uso desde pequeno cria uma ligação afetiva muito forte e quando as experiências são boas no início, sempre vai ter um carinho especial pela marca. Desde o início, nossa loja teve uma ligação especial com as crianças e temos uma linha super completa para as elas, que abrange desde recém nascidos, passando pela parte infantil e até uma linha mais jovem. Cuidando bem das novas gerações, garantimos um ótimo futuro”, ressalta.

O comerciante e gerente, Eduardo Belatto, enfatiza que está bem confiante com as vendas da Todo Dia 1,99 e as previsões são de superação ao ano anterior. “A loja está há 25 anos em Bento Gonçalves e sempre buscamos trazer diversificação de produtos para poder satisfazer nossos clientes e facilitar o dia a dia. Para as crianças temos várias opções de brinquedos, desde bebês até para adolescentes”, destaca.

Com a data chegando, Belatto elogia o comércio do munício. “Convido a todos a visitar os estabelecimentos de nossa cidade, que estão cada vez mais trabalhando para melhor atendê-los. Além disso, a importância desta data é fundamental para mim, pois é essencial ver os pequenos felizes, sorrindo e brincando. A criança quer ganhar um brinquedo, ou seja, quer sentir o que é felicidade”, encerra.