Ação vai ser realizada na Unidade Zona Sul, do bairro Botafogo, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Para participar é necessário realizar cadastro no Hospital Tacchini

Doar sangue é um ato de amor ao próximo. É uma atitude que pode salvar vidas. Pensando nisso, está programada para a próxima quarta-feira, 16, a terceira edição da Campanha de Doação de Sangue de Bento Gonçalves. A ação está sendo organizada entre a prefeitura e Hospital Tacchini. A atividade vai ser realizada na Unidade Zona Sul, do bairro Botafogo, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h.

Ao todo, 100 vagas foram disponibilizadas. Entretanto, 90% delas já estão preenchidas. O voluntário interessado em participar, deve realizar, antes, um cadastramento no Hospital Tacchini, pelo telefone: 3455-4151. “O cadastro será realizado até o preenchimento das vagas”, esclarece a enfermeira líder da Agência Transfusional do Hospital Tacchini, Ana Paula Lemos.

Todo sangue coletado durante a campanha, posteriormente será enviado ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), para tentar amenizar a baixa no estoque. “Infelizmente a demanda de uso é maior que a reposição. Atualmente os tipos O positivo e O negativo estão mais críticos, conforme o Hemocentro”, afirma a enfermeira.

Previsão de próximas campanhas

A 1ª edição do Dia D de Doação de Sangue aconteceu em três de setembro de 2021. A 2ª em 10 de fevereiro desse ano. Após a realização da 3ª, na próxima quarta-feira, 16, o objetivo é realizar as próximas a cada dois ou três meses. “Estamos nos organizado para provavelmente realizarmos a 4ª edição em maio”, projeta.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário levar documento com foto e atender aos pré-requisitos:

•           Estar bem de saúde.

•           Pesar mais de 50 kg.

•           Dormir, no mínimo, 6h na noite anterior à doação.

•           Não estar de jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h.

•           Não ingerir bebida alcoólica nas 12h antes à doação.

•           Não fumar por 2h antes à doação.

•           Ter idade entre 18 e 69 anos.