No Dia D Vacinação contra o Sarampo, no dia 15 de fevereiro, 2.230 pessoas, de cinco a 19 anos, procuraram as Unidades de Saúde para atualização da Carteira de Vacinação em Bento Gonçalves. Destas, cerca de 50 foram imunizados. Na oportunidade, foi feita a revisão de outras vacinas do calendário, sendo administradas doses de Febre Amarela, antitetânica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e HPV.

O coordenador do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Maichel Manfredini, enaltece que “Bento está protegida contra o sarampo, mas muitas pessoas ainda não tem as outras vacinas completas”. O objetivo da campanha é atender crianças e jovens pertencentes ao público-alvo que ainda não tenham recebido a dose da vacina e prevenir o avanço da epidemia.

Saiba como foi nas cidades da região:

Carlos Barbosa
No município, a Secretaria de Saúde divulgou que o público alvo está praticamente 100% protegido contra a infecção. No sábado, compareceram 258 crianças, de cinco a 14 anos, e 44, de 15 a 19 anos, no qual destas apenas duas pessoas estavam em atraso com o calendário.

Garibaldi
Segundo a Secretaria de Saúde, desde o início da campanha, de 10 a 15 de fevereiro (incluindo o Dia D), compareceram 994 pessoas, de cinco a 19 anos. Do total, apenas 17 não estavam com o esquema atualizado para o Sarampo e receberam a vacina Triviral. “Tivemos também muita procura para atualização das demais vacinas. A vacina mais aplicada foi contra Febre Amarela, 300 doses em todas as faixas etárias. Foram atualizadas também contra o HPV e Meningite”, acrescenta a enfermeira chefe Raquel Bombardelli.

Monte Belo do Sul
A cidade utiliza do ‘método estratégico’ para verificar se pessoas da faixa etária de cinco a 19 anos estão vacinadas. A enfermeira e coordenadora do Setor de Vacinação, Alexandra Eloisa Dorigon, explica que é realizada uma busca ativa. “Os agentes verificam a carteira de vacinação para saber quem está em dia e quem não está. Em casos de necessidade, o cidadão recebe a informação de que precisa se vacinar na Unidade de Saúde”, afirma. Segundo a Secretaria de Saúde e Assistência Social, apenas 30 pessoas precisavam ter suas carteiras verificadas. “Quase 100% da população está vacinada contra o Sarampo”, complementa.

Pinto Bandeira
No dia D, foram atendidas 54 pessoas nas Unidades de Saúde com revisão das carteiras e 44 foram vacinadas. A secretária de Saúde, Janaíne Arpini, salienta que foi realizada uma campanha acentuada na cidade. “Verificamos a carteira para vacinação completa, não apenas a alvo, mas sim todo o calendário de vacinas atrasadas. A população dos cinco aos 19 anos está 100% vacinada”, destaca.

Santa Tereza
Na faixa etária preconizada da campanha, compareceram 78 pessoas em busca da proteção contra o Sarampo, destas apenas uma precisou ser vacinada. Assim como nas outras cidades, também foram aplicadas doses de outras vacinas, como Febre Amarela, HPV e Tétano. “Realizamos um rastreamento na carteira vacinal, onde a gente busca pessoas em atraso com o calendário. Nossa população está com 100% de cobertura contra o sarampo”, pontua a coordenadora da ESF, Angélica S. Ilher.

Foto: Franciele Zanon