O número de processos de suspensão do direito de dirigir instaurados pelo Detran/RS atingiu recorde histórico. No período de 2008 a setembro de 2015 houve um acréscimo de 462% no número de processos de suspensão do direito de dirigir no Rio Grande do Sul. Só nos primeiros nove meses do ano, o Detran/RS já ultrapassa em 40% o número de processos de suspensão do direito de dirigir instaurados em todo o ano passado. O combate à impunidade tem sido apontado como um dos elementos que contribuíram para reduzir em 12% o número de mortes e em 15% o número de acidentes com vítimas fatais no RS em 2015, em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a setembro de 2015, foram 43,5 mil processos de suspensão instaurados contra condutores gaúchos. A maioria desses processos é de condutores que ultrapassaram os 20 pontos por infrações diversas (38%) ou foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool (34%). Outros 26% foram processos de infratores que excederam a velocidade acima de 50% da máxima permitida e 1% que foram flagrados participando de rachas.

Desde 2013, o Detran/RS também está aplicando o processo de cassação do direito de dirigir, que deixa o condutor inabilitado por dois anos. Foram quase 20 mil processos de cassação nesses três anos. Só em 2015, foram abertos 4,7 mil processos de cassação do direito de dirigir: 4,2 mil por dirigir suspenso e 495 por reincidência, dentro de 12 meses, nas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Infrações cresceram 22,5%

O aumento do número de processos instaurados pelo Detran/RS se deve a uma melhor estruturação da Autarquia, mas também responde à intensificação da fiscalização, que resultou em mais autuações nos últimos anos. Em 2015, foram 22,5% a mais que no ano passado (analisando o período de janeiro a setembro). Somente nesses primeiros nove meses do ano, 2,5 milhões de infrações foram registradas, sendo 1,3 milhão por excesso de velocidade. O total de infrações registradas pelos órgãos de fiscalização do RS mais que dobrou nos últimos oito anos.

Informações do Detran/RS