Os registros de ocorrências da Polícia Civil realizados via internet em todo o Rio Grande do Sul chegaram a 349.471 em 2017. Os números foram divulgados pela delegada titular e responsável pelo portal, Silvia Cristina Sehn. A Delegacia Online foi criada em 2002 com a finalidade de facilitar o acesso das pessoas ao serviço de ocorrências, a Delegacia Online oferece a possibilidade de os registros serem realizados pela internet. Através do site, o cidadão pode comunicar determinados fatos, sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia.

No ano de sua criação, apenas era possível efetuar os registros de perda de documentos e objetos, furto de documentos e objetos e acidente de trânsito sem vítimas. Em 2010, novos fatos foram implementados, ampliando assim o rol daqueles disponíveis. Já em 2016, a Delegacia Online modernizou sua plataforma, facilitando o registro através de dispositivos móveis, em especial, telefones celulares. Nesse período, foram acrescidos mais fatos, totalizando 28 (possibilidades) disponíveis para registro. Uma das novidades dessa modernização foi a possibilidade de anexar imagens e mensagens de texto, permitidas até então somente aos maus tratos contra animais.

Como funciona o procedimento

Após o registro da ocorrência no site, o comunicante receberá um e-mail, em seu endereço eletrônico, informando se a ocorrência foi deferida ou indeferida. O indeferimento poderá ocorrer por falhas no preenchimento ou por relatos, no histórico da ocorrência, de fatos que não estão disponíveis para registro no site. Sendo deferida, a pessoa poderá acessar o site da Delegacia Online, informar o seu número de protocolo e imprimir o boletim de ocorrência oficial com autenticação digital.

De acordo com a delegada Silvia os números de 2017 mostram um crescimento significativo da ferramenta. “Todos os fatos disponíveis no site também podem ser registrados presencialmente em qualquer Delegacia de Polícia. O registro online é uma facilidade oferecida pela Polícia Civil, mas o comunicante pode optar por registrar de forma presencial”, salienta.

Para o Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, são inúmeros os benefícios que a Delegacia Online proporciona para o cidadão, como agilidade, comodidade, acessibilidade, segurança e economia, considerando que o registro pode ser feito de qualquer local que se tenha acesso à internet, sem a necessidade de deslocamento a um Órgão Policial. “Todas as solicitações são analisadas por policiais civis, sendo que, normalmente, a resposta ao cidadão ocorre no mesmo dia”, destaca.

Fonte: Polícia Civil RS