Seis novos agentes devem reforçar efetivo nas próximas semanas

A Capital do Vinho deverá receber, nas próximas semanas, o reforço de seis policiais para o patrulhamento ostensivo. Os agentes fazem parte do grupo que atuou em Bento reforçando as ações da Brigada Militar no mês passado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do município.

Os agentes permaneceram em Bento até o início de maio, enquanto realizaram período final de estágio. Na ocasião, foram 20 novos policiais militares atuando no patrulhamento ostensivo. A Secretaria de Segurança Pública da Capital do Vinho buscou a manutenção de uma parte desse efetivo para a permanência na área de atuação do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT).

Os seis novos policiais deverão começar a atuar nas próximas semanas no município. A designação ocorreu na semana passada, e a legislação prevê um período de transferência e instalação, para que os agentes se desliguem de uma unidade e se apresentem em outra.

Conforme o secretário da pasta, José Paulo Marinho, existe uma busca constante para reforçar a segurança da Capital do Vinho, especialmente na busca de efetivo para a BM. “Entendemos que não é o número ideal, mas o que vier para somar é importante. É uma conquista”, comenta.

Ainda conforme o secretário, a pasta continuará a buscar novos agentes e acréscimo de recursos humanos junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Porto Alegre. “Haverá um novo curso, no qual serão formados 2,1 mil novos policiais, e buscaremos que uma parte seja destinada a Bento”, afirma.

De acordo com ele, a redução dos índices de criminalidade no mês de abril, especialmente envolvendo o tráfico de drogas e os homicídios, está ligada ao aumento da presença de agentes no patrulhamento de rotina. “Representam mais viaturas na rua, e que contribuem para a prevenção da criminalidade”, finaliza.

Os soldados passaram a reforçar o patrulhamento ostensivo de Bento no dia 10 de abril. Na ocasião, 20 novos policiais integraram o quadro. O objetivo era manter o grupo pelo período de 30 dias, até o estabelecimento, por parte do Comando da Corporação, de onde os soldados atuariam de forma definitiva.