A Defesa Civil Estadual garantiu, por meio de nota, que situação de estiagem deve se estender até o final do mês de fevereiro em todas as regiões do Rio Grande do Sul. O fenômeno, provocado pelos baixos volumes de chuva, gera risco de prejuízo à diferentes setores da economia gaúcha, em especial, aos produções rurais.

Na terça-feira, 7 de janeiro, uma reunião técnica foi realizada com representantes do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Sala de Situação e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para avaliar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. De acordo com as informações, o clima seco e quente do verão gaúcho está dentro da média prevista para o período. Esta condição meteorológica deverá se estender até o final do mês de fevereiro, com baixos volumes de chuvas.  

A Defesa Civil informou ainda que, na agricultura, as perdas ocorrem de forma pontual em diferentes culturas.  No momento não há indicativo em relação ao desabastecimento de água no Rio Grande do Sul, bem como risco de prejuízo à geração de energia elétrica. A Defesa Civil, contudo, alerta para a manutenção do uso racional e econômico da água, pois pode haver alteração neste quadro ao longo do período de verão. 

Em relação a declaração de Situação de Emergência em decorrência da estiagem, a Defesa Civil esclarece que o registro deve ser relacionado a falta de água para consumo humano e os prejuízos na cultura agrícola de pequenos agricultores o que interfere na subsistência das famílias. A partir da decretação de Situação de Emergência, o município tem 20 dias para conclusão do processo que possibilita a homologação por parte do Estado e o reconhecimento pela União. As equipes da Defesa Civil do Estado, da SEMA e da EMATER permanecerão acompanhando o evento adverso estiagem em suporte técnico aos municípios e comunidades atingidas. 

Até o momento, pelo menos 16 municípios decretaram situação de emergência em função da falta de chuva no Rio Grande do Sul, sendo que 25, ao todo, notificaram a Defesa Civil sobre anormalidades por causa da seca.