A nova alteração no decreto municipal que prevê ações para a prevenção ao novo coronavírus permite a reabertura de cinemas, Fundação Casa das Artes, Casa do Artesão, Centro Cultural 20 de Novembro, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública, Auditório do Complexo Administrativo, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), exposições no Salão Nobre, eventos de capacitação em geral e reuniões no âmbito da Administração Pública.

Conforme a prefeitura de Bento Gonçalves, a mudança ocorre após a publicação de um decreto estadual que autorizou a reabertura de diversas atividades com a presença de público, desde que sigam todas as orientações sanitárias para evitar a disseminação da covid-19.

Segundo o decreto municipal, está permitida a realização de feiras, exposições corporativas e comerciais, seminários, congressos, convenções, simpósios, reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos. A utilização de academias de saúde ao ar livre e playgrounds em praças também poderão ser novamente utilizados, seguindo as normas estabelecidas pelas bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado, estabelecidas pelo Governo do RS.