O Governo do Estado confirmou o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino a partir da terça-feira, 20, para alunos do ensino médio e técnico. As orientações e os protocolos a serem adotados para o retorno das aulas foram anunciados na quarta-feira, 14, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, pelo governador Eduardo Leite e pelos secretários da Educação e da Saúde.

De acordo com Leite, a retomada das aulas presenciais ocorre em um momento em que há estabilização na velocidade do aumento de casos e internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Estado. Segundo o chefe do Executivo, desde setembro, os números começaram a apresentar queda nas internações e números de óbitos. “Nossos dados mostram claramente que o RS já atravessou o pior momento e vive uma situação mais controlada, com a população consciente dos cuidados que devem ser tomados e, portanto, podemos dar passos importantes na retomada das atividades”, disse o governador.

Para o retorno, o Governo emitiu uma portaria conjunta ainda no mês de junho, elaborada pelas secretarias de Educação e da Saúde. No documento, há restrições e regras também para o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, obrigando o distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e a participação máxima de 50% do número de alunos dentro das salas de aula. Conforme Leite, o governo investiu R$ 270 milhões para a compra de equipamentos de segurança e proteção para o retorno às aulas.

Durante a live, a equipe do governo reforçou que o retorno presencial não será obrigatório. Caberá aos pais a decisão em encaminhar seus filhos às escolas. Inicialmente, será priorizado o retorno presencial para alunos com dificuldade de aprendizado ou de acesso ao conteúdo oferecido pela plataforma Google Sala de Aula.

O modelo de ensino, no entanto, permanecerá sendo híbrido, ou seja, com ensino remoto, e todos os alunos deverão acompanhar a distribuição de conteúdo e de atividades na plataforma Google Classroom, mesmo aqueles que optarem por ir à escola. Professores e funcionários que não pertençam ao grupo de risco, no entanto, são obrigados a retornar ao trabalho presencial.

As atividades presenciais só poderão ocorrer em regiões Covid que estejam em bandeira amarela ou com pelo menos duas semanas em bandeira laranja. Nas regiões com maior risco, bandeira vermelha ou preta, o retorno está vedado.

A previsão é de que os anos finais do Ensino Fundamental possam retornar a partir do dia 28 de outubro, e os anos iniciais, a partir de 12 de novembro.

Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini