Atual campeão da competição estadual busca fazer valer o fator casa para largar em vantagem em busca do bicampeonato.

A história do Bento Gonçalves Futsal (BGF) iniciou no Ginásio da Madecenter, no bairro Ouro Verde, e será justamente neste templo que o clube pode escrever mais uma página vitoriosa de sua trajetória no futsal gaúcho. O time comandado pelo técnico Vaner Flores recebe a Associação Brasil Futsal, de São Lourenço do Sul, neste sábado (3), às 19h30, na Madecenter, em confronto válido pelo jogo de ida da final da Série Ouro de 2022.

As campanhas:

Os atuais campeões da Série Ouro buscam o bicampeonato em uma temporada permeada por dificuldades por conta da expressiva redução de investimento. Apesar disso, os jogadores e a comissão técnica liderada por Vaner Flores compraram a ideia do clube e chegaram pena segunda vez consecutiva à decisão pelo título do estadual.

Na primeira fase, o BGF ficou na 5ª colocação com 15 pontos. Nas quartas de final, o time de Bento eliminou o Barcelona/Macléres, de Júlio de Castilhos, com duas vitórias. Na semifinal, com jogadores atuando no sacrifício, a equipe comandada por Vaner Flores passou pelo UFSM, de Santa Maria, cujo time era detentor da melhor campanha do campeonato.

Após dois empates, o BGF venceu a prorrogação fora de casa e carimbou a sua vaga à final.

A ABF, que disputou a Taça Brasil no lugar do BGF em 2022, terminou a primeira fase na 3ª colocação com 18 pontos conquistados. Nas quartas de final, o time eliminou o São José, de Cachoeira do Sul, na prorrogação.

Na semifinal, também na prorrogação, a ABF passou pelo União Independente, de São Sepé, chegando à final de forma inédita.

Na fase classificatória, as equipes se enfrentaram em São Lourenço do Sul. Na ocasião, o time da casa levou a melhor pelo placar de 4 a 2. Na competição estadual, o BGF soma somente duas derrotas, e segue invicto atuando em seus domínios.

Técnico Vaner Flores projeta o confronto Para a partida, o comandante do time de Bento Gonçalves promete novamente o que se viu no confronto de semifinal: a busca incessante pelo resultado positivo dentro de quadra, mesmo com as adversidades.

“Temos respeito à ABF, ao clube, à cidade que representa, vamos respeitar ao máximo, mas vamos fazer aquilo que fizemos em todos os jogos nessa Série Ouro, que foi incansavelmente buscar o resultado, com os meus jogadores por muitas vezes extenuados em vários jogos, mas, no final, sorrindo no vestiário. É respeitar o adversário e buscar o resultado incansavelmente, é o que o torcedor vai ver, uma equipe briosa, que fez uma temporada sublime”, pondera Vaner Flores.

Para o confronto, o BGF terá apenas o desfalque de Buj, que segue se recuperando de lesão. “Vamos tentar da melhor maneira possível a vitória, com as armas que temos, com a estratégia que até o momento está dando certo, e por isso que estamos na final, com merecimento total ao meu grupo. Gurizada está contente e feliz por estar numa nova final. Só pode falar quem pode ser campeão quem chega na final, e conseguimos.

Vamos tratar um jogo de cada vez com a seriedade que sempre tivemos e agora sempre pensando em vencer, porque minha equipe gosta de vencer, aprenderam a vencer”, destaca.

O retorno à antiga casa

A última vez que o BGF atuou no ginásio da Madecenter foi em 2019, pelas quartas de final da Série Ouro. Com a volta do clube a sua antiga casa, Vaner Flores convocou o torcedor a reeditar a atmosfera que sempre foi a marca dos confrontos da equipe no local para empurrar os atletas dentro de quadra em busca da vitória.

“Nosso nascimento foi dentro daquela quadra, com aquela atmosfera que sabemos que é feroz. Convidamos nosso torcedor que se faça presente, que nos apoie do início ao fim, sempre ordeiramente. Uma pressão no adversário tem que existir, mas temos que manter o respeito ao adversário e a civilidade, pois nosso povo trata desta forma aqui em Bento Gonçalves. Tenho certeza que faremos um grande jogo e o resultado é uma incógnita, mas vamos fazer de tudo para vencer”, salienta Vaner flores.

Para a final, a entrada será cobrada ao valor de R$ 10. A partida de volta deve ocorrer no dia 17 de dezembro, em São Lourenço do Sul.

Serviço de jogo:

BGF x ABF – Jogo de ida da FINAL da Série Ouro 2022 Data e horário: 03/12 – 19h30

Local: Ginásio da Madecenter, bairro Ouro Verde

Entrada: R$ 10

Texto e fotos: Ativa Assessoria/Divulgação