Time gaúcho precisa vencer o jogo da volta por um placar de dois gols de diferença

A decisão continua em aberto, jogando no Monumental de Núñez o Inter perdeu o primeiro jogo das oitavas da Libertadores por 2 a 1. Os gols da partida foram marcados pelo centroavante colorado Enner Valencia, enquanto Solari marcou duas veze para o River. Para o Internacional passar de fase, precisa ganhar por dois gol de diferença, um empate encerra a campanha colorada.

Mesmo diante de um caldeirão com 80 mil torcedores, o Inter saiu na frente, soube controlar o jogo no primeiro tempo. No entanto, o Colorado recuou demais na segunda etapa e perdeu por 2 a 1 para o River Plate, nesta terça-feira, no Monumental de Núñez.

Com o Colorado sofrendo poucos sustos nos 45 minutos iniciais, Enner Valencia desencantou da melhor forma possível, marcou de cabeça e construiu um sonhado 1 a 0 nos acréscimos. Na volta do intervalo, entretanto, “Los Millionarios”, empurrados pelas arquibancadas pressionaram e fizeram o goleiro Rochet se tornar o protagonista.

Somente se defendendo, o time de Eduardo Coudet viu o atacante Solari sair do banco e construir a virada com dois gols entrando nas costas da zaga. A decisão acontece em casa, no Beira-Rio, às 21h, na próxima terça-feira e a torcida colorada terá um grande papel na luta pela classificação. O Inter avança em caso de vitória por dois gols de diferença. Por um, o mata-mata vai para as penalidades.

Postura inteligente

O Inter teve uma postura perfeita no caldeirão do Monumental de Núñez. Os gritos e a pressão ficaram só nas arquibancadas. Deixando a bola com os donos da casa, o time de Eduardo Coudet controlou quando necessário e só sofreu alguns sustos. Aos 5, o meia Nacho tocou de cabeça por cima do gol.

Ainda que desorganizados, os argentinos chegaram na base da qualidade dos seus meio-campistas. Em pifada de De La Cruz, o atacante Beltrán obrigou o goleiro Rochet a fazer boa defesa em chute de dentro da área. Aos poucos, na pressão por atuar em casa, Los Millonarios se lançaram ao ataque e deram espaços na defesa.

O centroavante Enner Valencia quase marcou um golaço aos 25. Em sobra na área, o equatoriano girou em uma bicicleta e por pouco não fez um gol de placa. Mas a vez do camisa 13, de boa atuação e caçado pelos zagueiros, chegou. Em cobrança de falta perfeita de Alan Patrick, o atacante tocou de cabeça para o fundo das redes e venceu o goleiro Armani aos 46. Vantagem colorada na Argentina.

Recuo excessivo

As equipes voltaram sem mudanças. Atrás no placar, o River se lançou ao ataque e obrigou o goleiro Sergio Rochet a fazer duas belas defesas. Na maior delas, uma bomba do uruguaio De La Cruz, de dentro da área, parou nas luvas do arqueiro. Aos 12 minutos, Rochet mais uma vez evitou o que seria o empate. Em chute de barco, colocado, espalmou com a ponta dos dedos.

A pressão foi tanta que o gol de empate saiu. Solari entrou na vaga de Peréz. No primeiro lance, o atacante aproveitou erro do Rene em passe de De La Cruz e bateu cruzado para vencer Rochet. Logo depois do gol, as primeiras trocas coloradas.

Solari estava impossível e a defesa colorada não se sustentou como no primeiro tempo. O atacante recebeu nas costas da marcação e bateu na saída de Rochet para colocar os donos da casa à frente no placar. Os minutos finais foram do River, com o canto cada vez mais alto no Monumental, tentando o terceiro gol. Porém, o placar não se movimentou mais. Ao menos parte do objetivo concretizado, o Inter volta vivo e precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar.

Libertadores – Oitavas de final – Jogo de ida

River Plate 2

Armani; Casco, González Pirez, Paulo Díaz e Enzo Díaz; Aliendro, Enzo Pérez (Solari), Nacho (Palavecino), Barco e De La Cruz (Suárez); Beltrán (Santiago). Técnico: Martín Demichelis.

Inter 1

Rochet; Bustos (Igor Gomes), Vitão, Mercado e Renê; Johnny; De Pena, Aránguiz (Rômulo) e Alan Patrick (Pedro Henrique); Wanderson (Campanharo) e Valencia (Luiz Adriano). Técnico: Eduardo Coudet.

Gols: Valencia (46min/1°T) Solari (19min/2°T e 33min/2°T).
Cartões amarelos: Bustos, Aránguiz, Johnny e Mercado (Inter) Nacho e González Pirez (River)

Foto: Ricardo Duarte