No relatório apresentado pela Secretaria de Segurança Pública do RS, referente ao mês de julho, ocorrências de homicídio, abigeato, furto de veículo e tráfico de drogas apresentaram crescimento

De 13 indicadores criminais presentes no relatório mensal da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), nove apontaram queda ou estabilidade em Bento Gonçalves durante o mês de de julho. Os dados, disponíveis no site da pasta, mostram que os crimes de homicídio, abigeato, furto de veículo e tráfico de drogas apresentaram aumento, na comparação com junho passado. Se comparado ao mesmo período do ano passado, quatro indicadores mantiveram crescimento.

Conforme o relatório, no mês passado foram quatro homicídios com quatro vítimas, 36 registros de furtos, duas ocorrências de abigeato, 17 furtos de veículos, seis ocorrências de roubos, 93 casos de estelionato, dois delitos relacionados a armas e munições, nove casos de posse de entorpecentes e 20 ocorrências por tráfico de drogas. No mês de junho o levantamento mostra um homicídio com uma vítima, um caso de abigeato, 46 registros de furtos, 11 furtos de veículos, 10 roubos, 130 registros de estelionato, quatro delitos relativos a armas e munições, 13 casos de posse de entorpecentes e 18 por tráfico de drogas.

Se comparado ao mesmo período do ano passado, houve queda de 20% nos homicídios, 47,05% menos ocorrências de furto, roubos (-64,70%), roubo de veículo (-100%), delitos relacionados à armas e munições (-60%), prisão por posse de entorpecentes (-52,63%). Já as ocorrências de furto de veículo tiveram aumento de 21,42%, estelionato subiu 165,71% e prisões por tráfico de drogas aumentaram em 81,81%. Casos de latrocínio e lesão corporal seguidas de morte se mantiveram estáveis.