Um determinação do Ministério da Saúde alterou a data de início da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Prevista para iniciar no sábado, 9 de maio, a mudança também cancela o tradicional Dia D.

Conforme o setor de Imunizações da secretaria municipal da Saúde de Bento Gonçalves (SMS), de 11 a 17 de maio, o público-alvo da nova etapa será de crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiências, gestantes e puérperas até 45 dias. Entre os dias 18 de maio a cinco de junho será a vez de adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.

Em Bento Gonçalves, a primeira fase da campanha foi estendida para alcançar maior número de idosos e profissionais da saúde. A segunda etapa, que ocorre até o momento, aplica as doses em caminhoneiros, ajudantes de motoristas, motoristas e cobradores de transporte rodoviário coletivo de passageiros e trabalhadores portuários e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Ainda, segundo o município, doentes crônicos e demais grupos que integram a segunda fase de vacinação devem aguardar a próxima etapa da campanha. A logística de vacinação da terceira fase será avaliada pela SMS.