Incentivar o ensino, contribuir para o desenvolvimento social e cultural e colher os resultados na prática. É este o ciclo virtuoso que vem ocorrendo na Dalmóbile por meio do programa de estímulo ao ensino mantido pela fabricante de móveis com sede em Bento Gonçalves. Colaboradores recebem subsídios e acompanhamento da fábrica nas mais variadas categorias de ensino e, em contrapartida, além do desenvolvimento pessoal e profissional, geram cases de novas soluções que muitas vezes são adotados pela empresa em seu dia a dia.

Exemplo disso é o do mecânico de manutenção Eleandro Ferrareis. Ele recebeu incentivos para o curso técnico em mecatrônica do Senai de Bento Gonçalves. Em seu trabalho de conclusão Ferrareis decidiu mergulhar no ambiente de fábrica e achou uma solução simples, prática e barata para medir, separar e cortar bordas que precisam ser enviadas à clientes quando é necessário, por exemplo, realizar assistência técnica. O equipamento, desenvolvido integralmente pelo mecânico e colegas do curso, já está em operação na filial da empresa, também localizada em Bento Gonçalves.

“Dentro de uma linha de montagem do porte da Dalmóbile todos os produtos são produzidos em escala e dentro de uma programação estabelecida por computadores. As vezes fica complicado resolver os pequenos problemas, gerando soluções específicas para algumas demandas, como a do mercado de reposição para assistência técnica. O foco da solução foi esse e obtivemos sucesso com a empresa apostando e implementando a solução”, destaca Ferrareis, lembrando que outra vantagem do projeto foi a redução no desperdício de material, gerado pela maior precisão no corte das bordas.

A Dalmóbile incentiva o desenvolvimento de seus colaboradores por meio de auxílio financeiro ao ensino fundamental, médio, cursos técnicos, de línguas ou profissionalizantes, ensino superior, pós-graduação, entre outros. “Esse é um grande papel das empresas na contemporaneidade. Incentivamos porque somos empresas cada vez mais sociais, cada vez mais abertas e cada vez mais afetadas pelos desafios de hoje. Gente mais instruída e preparada é o fator chave para o sucesso”, destaca o diretor presidente da Dalmóbile, Juvenal Dalcin.

Esse investimento ainda pode ser visto internamente, por meio do programa de desenvolvimento técnico da empresa. Praticamente todos os profissionais do setor de produção passam por cursos que vão do desenho técnico, passando pela metrologia e informática básica. Para quem opera equipamento computadorizados complexos também é oferecido curso de informática operacional. Tudo dentro do próprio horário de trabalho. Ao todo, cada profissional tem cerca de 60 horas de ensino técnico interno. “O ensino é progressivo dentro dos módulos e segue um fluxograma de aprendizado. O resultado, para a empresa, é bem visível, com índice mínimo de erros”, explica Dalcin.