Por cabo ou satélite temos duas opções de TV em Bento Gonçalves: NET e SKY. Assino as duas e confesso que já tive problemas de relacionamento e volta e meia ficam enchendo o saco com telefonemas oferecendo planos. Deveria ser proibido.

Vou contar um caso recente:

Horácio e Rosário ficaram avós de Sophie, já com oito meses. Estavam em êxtase com a primeira locomoção por conta própria da netinha: engatinhava pela sala. Já Horácio, após várias tentativa, finalmente estava conseguindo falar por telefone para cancelar sua assinatura de telefone, Internet e TV:

– “Escolha sua opção: disque um para mudanças de plano, disque dois para consulta ao seu extrato de contas, disque três para falar com o Papa Francisco, disque quatro para …”. Lá pelo disque nove é que apareceu a opção de cancelamento de assinatura.

Quando discou o bendito número nove caiu a linha. Nova discagem e o Horácio, já nervoso, nem mais dava atenção para a netinha que lhe estendia as duas mãos chamando com os dedinhos.

– “Escolha sua opção: disque um para…”. De pronto colocou o nove e depois de alguns toques alguém falou que a ligação estaria sendo gravada, que o Esportivo estava no campeonato gaúcho, que iria chover na segunda-feira, etc., etc. Não é bem assim mas dá uma raiva danada para quem tem seu tempo escasso e toda aquela baboseira para aguentar. Finalmente atenderam o telefone e pediram os dados do Horácio: pai, mãe, tipo sanguíneo…

– “Estou ligando para confirmar o cancelamento da assinatura e já fiz isto na agência local. Parece que não entenderam e estão cobrando novamente”.
– “Mas o senhor é assinante desde 1995 e não pode cancelar assim pois o plano tem carência e pa-ta-ti, pa-ta-tá….” Disseram ser um novo plano.

– “Que carência? Vocês ofereceram uma redução de custo e ao invés apresentaram uma fatura maior e está tudo gravado na…”.

Era só o que faltava para deixar o Horácio ainda mais nervoso: caiu a ligação. Alguns impropérios e quase o telefone voa pela janela. Paciência tem limites.

No chão da sala, sentadinha, a Sophi olhava para o avô sem entender nada da coisa e a Rosário, enérgica, interviu:

– “Horácio faça-me o favor: a neta ou a NET”. E a Sophi ganhou a atenção.