No artigo “OMS E O CAOS REATIVO: porque o isolamento não é suficiente!!!”, que escrevi em 29 de março, fiz algumas colocações na saúde e na economia:

-“A OMS errou em não acompanhar a China;  (…) em não definir logo a pandemia; por determinar que somente os doentes deveriam ser testados”;

-“Se estamos em guerra, não adianta nada ser só reativo, só esperar e se esconder do inimigo”;

– “Quase o mundo inteiro está isolado, com consequências que não sabemos bem na saúde mas já sabemos que todo o dinheiro do mundo vai ser pouco pelas vidas perdidas e economias destruídas”;

– “A estratégia correta, aos governos, é que comecemos a enfrentar de frente a pandemia com medidas ATIVAS, não PASSIVAS”;

– “Temos que TESTAR as pessoas e INVESTIR na pesquisa e na aplicação de REMÉDIOS QUE POSSAM SER ÚTEIS. Testes rápidos urgentes, saber quem está contaminado, isolar essas pessoas para que não transmitam a outras e colocar toda força na busca de remédios como a CLOROQUINA e outros que possam surgir”.

– “Evitar o caos na medicina é urgente; mas também na economia e no social”

Passaram-se 100 dias deste meu artigo e ainda continuamos, no mesmo foco: isolar todo mundo ou quase todo mundo. FIQUE EM CASA, gritam muitos políticos e muitos da grande imprensa.

Bem, agora muitos médicos, capitaneados pelo Dr. Zeballos, Dr. Wong, Dra. Yamaguchi e Dra. Marina Bucar estão enfatizando que o TRATAMENTO PRECOCE seja adotado urgente. Tratar desde os primeiros sintomas usando também a cloroquina preconizam estes.

Exemplos de Porto Feliz-SP, no Pará e na Espanha, com evidências, corroboram os anúncios propagados por uma série de médicos que já estão enxergando esse caminho como válido.

Pergunto: por que tanta resistência aos médicos que defendem que o tratamento precoce salva vidas? Por que tanta pressa em não se fazer autópsias? Por que tanta resistência a medicamentos que as evidências médicas sinalizam para melhores resultados se aplicados no momento certo, no início?

Os governos estaduais transferiram para os prefeitos e para o povo a responsabilidade de construir leitos de UTI, comprar EPIs, fazer doações de kits de alimentos, de usar máscaras e de quebrar suas empresas pelo abre e fecha.

Futebol vai voltar. Mas o comércio tem que ficar fechado.

Ônibus lotado pode. Mas a indústria tem que fechar.

Fecharam muito cedo lá em março e agora, no inverno, que talvez devesse fechar ninguém aguenta mais. Todos estão estressados e muitos sem dinheiro, inclusive hospitais.

Quem é o culpado? Você.

Você se aglomera, vai ao supermercado, pega COVID, passa a outros, usa ônibus, vai trabalhar, vai à farmácia, caminha na rua, pega sol, busca o melhor para seus filhos e familiares. Todo povo fica doente ao mesmo tempo e, por isso, o povo é o culpado.

Desde o descobrimento, os governos não investiram o suficiente na saúde. Mas os culpados somos nós.

Desde muito, os governos não investem em educação. Mas o culpado é você.

Desde 1500, o Brasil anda com corrupção por um lado ou outro. Mas o culpado é você.

Ou você e nós seríamos inocentes?

Que Deus ilumine os médicos para que salvem vidas com base nos seus conhecimentos e nas evidências concretas mais do que na grande imprensa. Que se debata mais e mais o tratamento precoce e que se salvem mais vidas.

Colocar nos ombros do povo a responsabilidade é fácil.

Pense nisso, saúde e sucesso.