Vencedores da 34ª edição do evento foram conhecidos no domingo, 17.
CTGs Rancho da Saudade e M’Bororé ficaram em 2º e 3º lugares.

O CTG Tiarayú, de Porto Alegre, foi anunciado como grande vencedor na categoria Danças Tradicionais do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) 2019 na noite de domingo, 17. O grupo levou seu segundo troféu principal no evento apresentando, além das danças tradicionais, os diários de viagem de Saint-Hilaire pelo Rio Grande do Sul (1820–1822).

Durante a performance, os bailarinos levaram ao tablado do festival, relatos da nossa sociedade, costumes, acidentes geográficos, língua, culturas indígenas e uma soma de observações de cunho pessoal sobre o modo de vida, o caráter, governantes e uma série de juízos. Na pesquisa histórica que o grupo realizou para apresentar a temática, o personagem principal, Saint-Hilaire, conviveu desde o mais simples camponês ao mais nobre habitante do solo desta Província gaúcha. “Saint-Hilaire também presenciou os mais requintados bailes e saraus, as mais simples confraternizações dos tropeiros e os rituais festivos dos índios missioneiros e pampeanos. Descreveu os encantos das portuguesas, espanholas, índias, negras e mestiças que embelezavam o viver nestas terras tão esquecidas pelo império. Hora doces e ingênuas, hora aguerridas e desenvoltas, emolduravam o Rio Grande”, explica o material apresentado pelo CTG.

https://www.facebook.com/ctgtiarayu1rt/videos/574556236613117/?t=5

A invernada adulta do CTG Tiarayú foi vice-campeã na competição no ano passado. Os CTGs Rancho da Saudade, de Cachoeirinha e M”Bororé, de Campo Bom, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A final do Enart foi realizada de 15 a 17 de novembro, em Santa Cruz do Sul. Quarenta CTGs disputaram o prêmio principal, e seis mil artistas concorreram nas 20 categorias do evento. O vencedor da Força B de Danças Tradicionais, que  está classificado para a final da Força A do ano que vem, foi o CTG Candeeiro da Amizade de Vera Cruz.

A 11ª Região Tradicionalista esteve representada pelos CTGs Pousada dos Carreteiros, de Cotiporã e CTG Trilha Serrana, de Carlos Barbosa, na modalidade danças tradicionais, Força B, além de concorrentes nas modalidades individuais. Destaque para Jonas José Vicari, de Carlos Barbosa, que conquistou o 1º Lugar na modalidade “Causo”.

Confira a relação dos vencedores do Enart 2019, clicando aqui.