O CTG Laço Velho recebe, na próxima semana, duas oficinas em formato online, que foram contempladas com recursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através do edital “Invernadas Culturais”. Os trabalhos desenvolvidos serão voltados a inserção da gaita na cultura gaúcha e de expressão corporal aos dançarinos do tradicionalismo.

Para a oficina de gaita, a proposta é explanar um contexto histórico através das pesquisas de Luiz Orestes Anzaghi, Ricardo Llanos, entre outros, os quais, através de suas pesquisas, apresentam suas visões ou versões, da história do acordeom. Será apresentado este contexto histórico desde sua origem na França, sua repercussão e difusão na Alemanha e a chegada ao Brasil, transcorrendo com a apropriação cultural dos brasileiros, especificamente, dos gaúchos que inclusive denominaram este instrumento musical como gaita.

Dividida em dois módulos, a oficina contará a história e falará sobre as peças que compõem o instrumento musical. Dentro da videoaula, o instrutor, Ezequiel De Toni, ainda mostrará o funcionamento básico de um acordeom, explanações como por exemplo: como que o fole se infla e emite os sons junto das notas, como estas notas são produzidas, os materiais internos e externos que compõe o instrumento e sua funcionalidade.

A segunda oficina, voltada a expressão corporal dos dançarinos de CTG, poderá ser acompanhada pelo Youtube e totalmente gratuita. Durante 40 minutos, os participantes poderão utilizar exercícios de exploração espacial e física que possa ser realizado individualmente ou em dupla, mas que tem o foco nos casais e na dança em par. A oficina será ministrada por professores Rosane Marchetto e Cristian Bernich, profissionais de Bento Gonçalves.

As videoaulas estarão disponível no Google drive para download do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG e da Secretaria de Estado da Cultura – Sedac.

Fotos: Reprodução