A Receita Federal divulgou um alerta a respeito de um novo golpe que vem surgindo no país, em que criminosos estão utilizando a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para lesar vítimas desatentas. Desta vez, os golpistas estão usando e-mails falsos para atrair pessoas a clicarem em link indevido.

Para orientar a população, o órgão ressaltou os meios oficiais de informações para o IRPF. “As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do gov.br ou por certificado digital”, alerta.

Nesse novo modelo de golpe, os estelionatários enviam um e-mail com o assunto “Saque Imediato” para fazer parecer como se fosse a restituição do IRPF. Dentro do envio há um link malicioso nomeado de “Baixar Chave de Acesso”. É justamente nisso que os contribuintes devem se alertar, para não clicar em quaisquer itens de fontes não oficiais.

Imposto de Renda 2022

No dia 7 de março, a Receita Federal irá disponibilizar o Programa Gerador da Declaração (PGD), que marca o início da entrega de Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de 2022. Os contribuintes tem até o dia 29 de abril para seguir com o processo do tributo.