Dorvalino Sonaglio

A vida é uma longa caminhada, que no seu percurso encontramos muitas coisas boas, mas ao mesmo tempo nos deparamos com situações muito desagradáveis. Hoje com os meus 70 anos de vida, de certa forma, não é um dos melhores momentos que estamos vivendo. Diria, dos piores eventos que a humanidade já presenciou, que foram a primeira e a segunda grande Guerras Mundiais, sem falar dos outros eventos que não foram muito menores. Hoje estamos atravessando um tempo muito lamentável, por que não dizer, caótico. Com muitas epidemias. A pior delas a Covid-19, que já ceifou milhares de vidas, destruindo praticamente toda a economia mundial, levando muitos países a um verdadeiro caos econômico. E neste meio tempo a Rússia declarau guerra à Ucrânia.

Ucrânia que já fez parte da antiga União Soviética. Hoje um país independente, enfrentando uma invasão militar russa, causando muitas mortes e uma enorme destruição em seu país e ao mesmo tempo este confronto está ocasionando problemas na economia nos demais países de todo planeta, que pela globalização nos tornamos uma grande aldeia, dependemos de todos no processo produtivo. Guerras, revoluções, guerrilhas e outras formas negativas que se apresentam e que sempre estiveram presentes na humanidade desde seus primórdios, que muito atrasaram na evolução do homem, no seu lado espiritual e humano. Parece-me que nunca vamos aprender, apesar de tantas situações negativas que vivemos a todo momentos que nos levaram e ainda nos levam ao retrocesso. Somos seres que nascemos muito inteligentes, criativos e capazes de transformar o meio em que vivemos e ao mesmo tempo usamos a nossa capacidade para destruição, pelo poder e pelo ter, ignorando tudo e a todos para atingirmos objetivos que somente nos interessa.

Nos dias de hoje apesar de muitos avanços na tecnologia, ainda somos seres incapazes na fraternidade e na partilha dos bens produzidos sobre a face da nossa casa maior, para trazer a igualdade para todos habitantes. Pelo contrário, todos queremos abocanhar cada vez mais, criando assim as grandes indiferenças estre os que tem, os que pouco ou nada tem, criando um mundo desumano. Sempre percebi desde muito jovem, que a grande maioria dos homens apenas enxergam o que lhes dá lucro, se aproveitam em meio a um caos como está acontecendo neste momento, não se importando com os demais seres.

O importante é tirar o máximo do proveito, não nos importando se estamos tirando o pão da mesa do nosso semelhante. Assim e desta forma criamos as grandes lacunas da indiferença, da dor, do ódio, do sofrimento e da fome. Esquecendo-nos que moramos todos na mesma casa, a nossa casa maior que é o nosso Planeta Terra, casa comum a todos. Pela nossa ganância e pela nossa estupidez, a cada momento criamos abismos e estamos perdendo a noção de como se constrói pontes. Pontes que unem a todos no mesmo sentido da vida, nos dando as mãos, que nos faz irmãos na partilha e na fraternidade, como o nosso Papa Francisco nos fala: semo tuti fradéi, pelo fato e como já falei anteriormente todos vivemos na mesma casa. Se assim entendermos, teremos uma vida condizente por estarmos todos vivendo debaixo do mesmo sol, respirando o mesmo ar e dividendo o mesmo espaço.