Segundo dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de brasileiros com dívidas em atraso continua a crescer, alcançando números preocupantes.

De acordo com a pesquisa, em fevereiro, um total de 66,6 milhões de pessoas estavam com o nome negativado, representando um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso significa que cerca de quatro em cada 10 brasileiros estão atualmente endividados.

O valor médio da dívida de cada pessoa endividada é de R$ 4.399, evidenciando a gravidade da situação financeira de muitos brasileiros.

Entre os tipos de dívidas mais comuns, destacam-se aquelas contraídas com os bancos, que correspondem a 64% do total. Além disso, chama a atenção o atraso no pagamento de contas básicas, como água e luz, que representam 11% dos débitos em atraso.

Os responsáveis pelo estudo enfatizam a preocupação diante desses números, destacando que muitos brasileiros estão enfrentando dívidas que excedem sua renda, enquanto a inflação supera o reajuste dos salários. Diante desse cenário macroeconômico desafiador, é previsto que a inadimplência continue em alta pelo menos no curto prazo.

Foto: iStock / Reprodução