Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha lançou luz sobre uma tendência preocupante para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dados revelam um aumento na reprovação da população em relação à gestão atual, quando 33% dos entrevistados consideram ruim ou péssima o terceiro governo do petista. O levantamento foi feito na terça, e quarta-feira, 19 e 20, com 2.002 entrevistas com eleitores de 147 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento divulgado na quinta-feira, 21, indica que a aprovação do governo Lula tem enfrentado uma queda gradual nos últimos meses, enquanto a taxa de reprovação registrou um aumento notável. Hoje, 35% dos entrevistados consideram o governo ótimo.

Ainda, segundo a pesquisa realizada, 30% dos entrevistados acham que o governo é regular e 2% não souberam responder.

No último levantamento realizado, em 7 de setembro do ano passado, a avalição positiva do petista estava três pontos percentuais acima do resultado de ontem. Já a reprovação acabou subindo 3%.

Os motivos por trás desse aumento na reprovação não são simplistas e refletem uma variedade de fatores. Entre eles, destacam-se questões econômicas, sociais e políticas que têm impactado diretamente a vida dos brasileiros. A crise econômica, o desemprego, a inflação e a falta de perspectivas para a população estão entre os principais desafios que o governo enfrenta.

Além disso, questões éticas e políticas têm influenciado a percepção pública sobre a administração Lula. Escândalos de corrupção, investigações em curso e a polarização política têm contribuído para a erosão da confiança dos cidadãos no governo.

Foto: Ricardo Stuckert / Reprodução