Com exceção das crianças, 92,3% dos bento-gonçalvenses fez a primeira dose e 89,8% a segunda

O quarto ano de convivência com o coronavírus chegou em 2023. No entanto, a covid-19 pode deixar de ser uma emergência de saúde pública internacional, título dado em janeiro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A possibilidade e os critérios para declarar o fim da pandemia serão discutidos pelo órgão, segundo a declaração do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, em 14 de dezembro.

Entretanto, de acordo com especialistas, a garantia é que o vírus não deve sumir. “O Sars-Cov-2 não vai desaparecer a curto e médio prazo, ser eliminado ou erradicado. Vamos conviver com ele pelo menos de dois a cinco anos”, apontou o infectologista Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

A vacinação, no entanto, ainda é apontada como a maneira mais eficaz para se proteger contra a doença.

Cobertura vacinal em Bento

Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, Bento Gonçalves possuía 121.803 habitantes. Dessa forma, a cobertura vacinal no município é calculada com base neste dado.

Para a população vacinável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com exceção das crianças, 92,3% fez a primeira dose; 89,8% a segunda e 53,3% está com o esquema vacinal completo, ou seja, com o primeiro reforço.

Com relação à quarta dose, apenas 13.101 pessoas fizeram a imunização.

Adesão da vacinação em crianças

No que tange à imunização de menores de 12 anos, de acordo com a SMS, de dois meses a dois anos, apenas 25 crianças realizaram a primeira dose. Já de dois a 11 anos, foram 1.994 que fizeram a primeira imunização e 1.266 a segunda.

Onde se imunizar na Capital do Vinho?

Para o público em geral, todas as doses podem ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Zona Sul, São Roque, Zatt, Central, Conceição, Maria Goretti e Licorsul. Não é necessário agendamento. O horário é das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
Já para as crianças, a vacinação é feita no Centro de Referência Materno Infantil, mediante agendamento pelo telefone (54) 3055-8556.

Estoque das vacinas

Conforme a SMS, o município possui o imunizante da Pfizer, que é encaminhado quinzenalmente para cidade.

Previsão para novas faixas etárias

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação irá avançar na idade do reforço quando tiver nota técnica do Ministério da Saúde autorizando.