Os benefícios da atividade física para a saúde são inúmeros. Pensando nisso, e diante da necessidade de optar por outro esporte, Marcelo Scarduelli, 48 anos, começou a correr.

Há 10 anos, o atleta deixou o futebol e começou a se exercitar ao ar livre. “Jogava bola, mas devido a um problema de visão tive que realizar um transplante de córnea e fui proibido de jogar”, recorda. Como estava impossibilitado de seguir praticando aquele esporte ele buscou algo que gostasse. “Então fui correr, e agora é um vício”, complementa.
Segundo o corredor, o médico o orientou que caso ocorresse algum impacto da bola com o olho, poderia ocasionar a rejeição do órgão. Diante dessa impossibilidade, buscou outra modalidade e iniciou com a caminhada, mas logo começou a achar sem graça apenas andar, e aumentou a velocidade, e logo já estava correndo.

Hoje, realiza o percurso de cinco e no máximo sete quilômetros ao menos três vezes por semana pelas ruas de Bento Gonçalves. Além disso, ele faz reforço muscular na academia dois dias na semana, pois a corrida é um esporte de impacto. Os benefícios para a prática esportiva são variados. “Ao correr você consegue se renovar, dorme e acorda melhor”, relata.
Recentemente, o bento-gonçalvense conquistou o terceiro lugar na categoria Masculino de 45 a 49 anos (M4549) na Sparkling Night Run. Para ele, é preciso enfatizar que o exercício físico faz bem para a saúde.

A participação em provas se restringe às realizadas no município e na região. “É mais para participar, mesmo que quando tu te inscreve em uma competição tem o intuito de querer ganhar”, pondera. Scarduelli já participou de provas em Porto Alegre e Farroupilha. Ele comenta que conforme a premiação, o circuito atrai atletas profissionais que se dedicam a competições.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 3 de dezembro.