Centenas de voluntários preparam os tradicionais tapetes para a celebração católica; além da fé, integração e criatividade

O feriado de Corpus Christi ocorre nesta quinta-feira, 31, e junto com ele os preparativos dos tradicionais tapetes. Em Bento Gonçalves, 42 tapetes estão sendo preparados por uma equipe de voluntários da paróquia, integrantes de pastorais e de entidades da cidade. No total, são cerca de 600 pessoas que dedicam dias para preparar todo o material que será utilizado na confecção das imagens sacras. Nos cerca de 90 metros que receberão os tapetes, imagens como o padroeiro Santo Antônio, a temática da Campanha da Fraternidade, o pão e o vinho estarão presentes nas figuras. Além disso, os organizadores ressaltam que acima de tudo, o momento serve também como forma de integração e evangelização das comunidades bento-gonçalvenses.

Fracalossi e irmã Inês auxiliam na organização das equipes. Foto: Ranieri Moriggi

Conforme um dos organizadores dos trabalhos neste ano, José Carlos Fracalossi, a preparação iniciou há vários meses e se intensificou nas últimas semanas com a separação da serragem e os processos de pintura. Fracalossi explica que o material é selecionado e precisa seguir diversos aspectos até a finalização da composição das cores. “Durante o ano nós vamos recolhendo o material e não pode ser qualquer serragem. Ela não pode possuir misturas, precisa ser seca em estufas, de pinus-ilhotes. O material segue o que os setores do meio ambiente permitem”, explica. Para a pintura, foram utilizadas diversas betoneiras, onde, aos poucos, a equipe despejava a serragem e o produto que dá a cor, conhecido como xadrez. “Cada processo leva em torno de 10 minutos até o material pegar a cor. Na sequência, ela já é ensacada. Com o resultado, temos nove tipos de cores que serão utilizadas neste belo trabalho da comunidade”, pontua.

Aproximadamente serão utilizados 70 sacos de serragem para a composição de 42 tapetes que vão apresentar motivos litúrgicos e religiosos. “É um sentimento de entusiasmo e felicidade dessas pessoas em poder contribuir com essa tradição, amor ao corpo de Cristo”, ressalta. Conforme a irmã Inês Postal, que também dirige a preparação do trabalho, as centenas de pessoas envolvidas, entre pastorais e comunidade, além de doarem o seu trabalho, buscam fortalecer ainda mais a comunhão entre as comunidades de Bento Gonçalves. A mobilização também serve para o resgate da tradição e da cultura religiosa local. “Além de uma forma de evangelizar, a confecção dos tapetes, que reúne muitos voluntários, é também uma expressão de arte, cultura, crenças, valores e fé cristã. Nesse mutirão nos tornamos mais unidos, mais fortes no anúncio do Evangelho. Esse é o sentido da festa de Corpus Christi”, reforça.

Programação

Antes dos trabalhos iniciarem, os participantes deverão se reunir às 6h15min, no santuário de Santo Antônio para participarem do momento de oração que é preparado. Depois as equipes são encaminhadas aos seus locais e iniciam os trabalhos de confecção dos tapetes. Cada painel possui a medida de 2,40 metros de altura, por 2,20 metros de largura. E o trabalho não para por aí: para que cada tapete tome a forma definida, as equipes precisam definir os desenhos e ampliá-los em uma forma de papel. Conforme a religiosa, a simbologia escolhida para cada espaço é sugerida pela equipe. “Alguns desenhos nós reaproveitamos dos anos anteriores, outros nós incluímos, por exemplo, a temática da Campanha da Fraternidade desse ano, o Ano do Laicato, que o Papa Francisco definiu, além, é claro, a temática da festa do nosso padroeiro”, ressalta.

Para a irmã, o trabalho voluntário é muito significativo na festa cristã. “É uma expressão de gratidão ao fazer os tapetes desse grande mistério que nós, católicos, celebramos, que é a Eucaristia. Toda essa integração é que mais me emociona”. Segundo ela, a expectativa é de que aproximadamente 600 pessoas estejam envolvidas na confecção dos paineis que ficarão expostos durante toda a quinta-feira. “Para que a comunidade possa ver o trabalho vamos deixar os tapetes até às 19h30min, quando iniciaremos a Trezena da Festa de Santo Antônio”, explica.

Trabalho recompensado

 

Construção dos paineis começa bem cedo na quinta-feira, 31. Foto: Mateus Marchetto Conci

Para José Carlos Fracalossi, o trabalho voluntário é gratificante, pois proporciona o fortalecimento da fé das pessoas. Para ele, é o que motiva, cada vez mais a proporcionar a experiência de viver em comunidade. “É de uma responsabilidade muito grande, um desafio. É um momento muito forte de evangelização. O povo vem, admira, registra. Muitos, que hoje estão auxiliando, sentiram o chamado quando vieram apreciar os tapetes. É desafiador, mas é muito gratificante”, explica.

A religiosa, que recém chegou à Bento Gonçalves, em virtude da saída da irmã Ângela Soldera, destaca que o trabalho proporciona o fortalecimento da fé das pessoas. “É o que nos motiva, cada vez mais a viver essa experiência bonita na comunidade.”, testemunha.

Horário da celebração

A partir das 15h, a expectativa é reunir milhares de pessoas na celebração religiosa da Igreja Católica. A missa campal será realizada ao lado do Santuário, onde, em seguida, ocorre a procissão do Santíssimo Sacramento. Em caso de chuva, a cerimônia ocorre dentro da igreja e a confecção dos tapetes é suspensa.

Significado da Festa de Corpus Christi

De acordo com o professor e escritor Felipe Aquino, certa vez, no século VIII, na freguesia de Lanciano (Itália), um dos monges de São Basílio foi tomado de grande descrença e duvidou da presença de Cristo na Eucaristia. Para seu espanto, e para benefício de toda a humanidade, na mesma hora, a hóstia consagrada transformou-se em carne, e o vinho consagrado transformou-se em sangue. Ainda, segundo Aquino, mesmo com esse milagre, entre os séculos IX e XIII surgiram grandes controvérsias sobre a presença real de Jesus na Eucaristia. “Alguns afirmavam que a ceia se tratava apenas de um memorial que simbolizava a presença de Cristo. Foi somente em junho de 1246 que a festa de Corpus Christi foi instituída, após vários apelos de Santa Juliana, cujas visões solicitavam a instituição de uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. Em outubro de 1264, o Papa Urbano IV estendeu a solenidade para toda a Igreja”, explica.

No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como uma reduplicação da mesma.

Tapetes de Corpus Christi

A tradição dos tapetes que ornamentam a solenidade de Corpus Christi no Brasil tem origem nos imigrantes açorianos, provenientes do arquipélago dos Açores, em Portugal. O Barroco, manifestação artística do século XVII, enriqueceu a festa com suas características e, desde a época colonial, uma profusão de cores, a música e expressões de grandeza marcam a festa.