A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira, 30, após horas de reunião, emergência global por conta do surto de coronavírus. A doença começou a se espalhar por Wuhan, na China, e já atingiu países da Europa. A tensão já levou o mercado internacional de commodities a recuar e fez o dólar disparar.

Com a alteração do status, as recomendações de cuidados serão padronizadas em todos os país, com o objetivo de prevenir ou diminuir a propagação da doença que já afeta diversos países em vários continentes do planeta.

Até o momento, foram contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 19 países, já foram registrados 98 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos.

Desde 2009, a organização declarou emergência internacional de saúde em cinco ocasiões: pandemia de gripe suína (H1N1), em 2009; ebola na África ocidental; poliomielite, em 2014; zika, em 2016; e o atual surto de ebola na República Democrática do Congo.

Foto: Reprodução Internet