Pelo menos 600 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso no município de Garibaldi. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. O número representa 2,14% do total de vacinados que chegou a 27,9 mil na cidade. Conforme as informações, a maioria das pessoas que não retornaram às unidades vacinadoras são jovens, na faixa etária até os 30 anos. Ainda, segundo a pasta, não há escassez de vacinas no município.

Conforme os estudos realizados pela ciência, a efetividade de vacina têm demonstrado que a proteção contra infecção, hospitalização e morte é significativamente maior no grupo com esquema vacinal completo quando comparado com o grupo com apenas uma dose da vacina. Os dados mostram ainda que a proteção contra as novas variantes dcovid-19 é mais efetiva somente após duas doses da vacina.

Até o momento, 96,5% da população já foi vacinada com pelo menos uma dose e 81,8% já estão com o esquema vacina completo no município. A chamada terceira dose alcançou, até agora, 8,6% do público.

Na próxima semana, a vacinação seguirá na cidade. Na segunda-feira, 22, ocorre a aplicação da vacina CoronaVac em pessoas que estão na lista de espera para receber a primeira dose. Neste dia, das 19h às 20h, ocorre também o agendamento para a dose de reforço em pessoas acima de 58 anos, que já completaram o esquema vacinal já pelo menos cinco meses. Neste grupo, a vacinação ocorre entre 23 e 25 de novembro.

De acordo com a SMS, profissionais da saúde, também com intervalo de cinco meses da segunda dose, e imunossuprimidos, com intervalo de 28 dias da segunda dose, também devem ligar para o dique vacinas, no telefone (54) 3462 8298 e agendar a aplicação da terceira dose, marcada para o dia 27 de novembro.

Na terça, quarta e quinta-feira, dias 23, 24 e 25, haverá a antecipação da segunda dose de Pfizer, das pessoas que haviam realizado agendamento para o dia 2 de dezembro. Na sexta-feira, 26, ocorre o agendamento da 1ª dose de jovens acima de 18 anos, das 13h30min às 17h, através do número (54) 3462 8298.