Os idealizadores do Festival Colonial Italiano optaram pelo cancelamento do evento que seria realizado nos 23 e 24 de maio. Já tradicional no município de Garibaldi, com destaque para a farta gastronomia, show, comercialização de produtos coloniais e de artesanato, o evento tem calendário anual e realização nos pavilhões da Fenachamp.

Promovido pela prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), o festival estaria atualmente em sua fase inicial de organização e divulgação. “O momento é de muitas incertezas e necessita de cautela para a programação dos próximos meses”, justificam os responsáveis pela promoção que foi suspensa.

A decisão foi adotada em observação ao decreto municipal que suspende eventos e atividades com aglomeração de público no município por tempo indeterminado, seguindo as medidas de precaução à pandemia mundial provocada pelo coronavírus. E os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus.

O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi salienta que “estamos vivendo um momento atípico e de grandes incertezas provocado pela pandemia do Covid-19, e o Festival Colonial Italiano, um dos grandes eventos do município precisa de tempo e do envolvimento de muitas pessoas para sua realização. Em conversa com a AVG, grande parceiro deste evento, achamos prudente o seu cancelamento neste momento que requer muita serenidade. A marca do Festival Colonial é a gastronomia típica, alegria, união e compartilhamento, contrapondo-se com o que o momento exige. Pedimos a compreensão de toda a comunidade”, declarou.

Foto: Carina De Borba / Divulgação