O Coro Canarinhos de Bento Gonçalves, que ministra aulas de música para jovens, retomou suas atividades em 2020, atendendo 35 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, dos 5 aos 14 anos. Com o apoio da Secretaria da Cultura e da Fundação Casa das Artes, os ensaios ocorrem todas as quartas-feiras, na Fundação Casa das Artes, das 19h às 20h30min.

De acordo com o maestro Celso Fortes, que ministra os encontros e rege as apresentações do grupo, ainda estão abertas 10 vagas para crianças dos 8 a 12 anos. Os interessados devem se inscrever até o dia 4 de março pelo telefone/whatsapp (54) 99168-0384 ou pelo e-mail [email protected].

O repertório é composto por músicas sacras e eruditas que tem como inspiração o coro Libera, da Inglaterra, tanto na escolha das músicas quanto no uniforme. O Coro já realizou sua primeira apresentação do ano no último dia 8 de fevereiro, na comemoração dos 100 anos da Gruta de Garibaldi.

O Coro Canarinhos completará seis anos de atuação no próximo dia 15 de março. “Para participarem, as crianças precisam ter ritmo, boa vontade, gostar de viajar e fazer amigos. A afinação é conquistada com o treino”, ressalta Fortes.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta a representatividade do grupo. “O Coro Canarinhos orgulha a nossa cidade. Um exemplo disso, foram as apresentações no Natal do ano passado, que encantaram toda a comunidade. Essas crianças representam o futuro do canto coral da nossa cidade e ficamos honrados por podermos apoiar essa iniciativa”, destaca.

O curso também é ministrado pelo Maestro Márcio Buzatto da Pontifícia Universidade Católica(PUC) de Porto Alegre e da Universidade Regional Integrada (URI) de Erechim.

A programação anual do grupo também está intensa, abrangendo diversos municípios gaúchos e o Uruguai. Estão previstas apresentações em em abril em Garibaldi; em maio em Monte Belo; agosto em Pinto Bandeira, Bento Gonçalves e Caxias do Sul; setembro na Vila Jansen, em Farroupilha, Jaguarão e Uruguai; outubro em Gramado, Flores da Cunha e Barão; novembro em Pinto Bandeira e Bento Gonçalves; e dezembro em Farroupilha, Caxias e Bento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SECULT