Primeira reunião com os prefeitos que assumiram para o mandato 2021-2024, promovida em parceria com Amesne e Cisga, oportunizou alinhamento sobre estratégias e iniciativas de interesse regional

O primeiro encontro do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serracom os gestores municipais para o mandato 2021-2024 foi realizado terça-feira, 9, na Universidade de Caxias do Sul, iniciativa do Corede Serra em parceria com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Serra Gaúcha (Cisga). A proposta foi de alinhamento das três instituições que se dedicam a estabelecer estratégias e projetos de desenvolvimento com os prefeitos das cidades que compõem a região. A busca é por uma atuação integrada e harmônica em benefício ao desenvolvimento regional.

A presidente do Corede Serra, professora da UCS Monica Mattia, destaca o engajamento de novos prefeitos e de reeleitos. “Buscamos fazer uma conexão de todos os gestores com os projetos com os quais estamos trabalhando. Apresentamos o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2014-2030 com destaque para o que está sendo implementado”, afirmou. Dentre as iniciativas, a pauta compreendeu a estruturação do programa Inova RS Serra e Hortênsias, implementado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, o processo que envolve a concessão do Polo Rodoviário da Serra, convidando à participação na consulta pública que será realizada a partir de abril sobre o tema, a concessão do esgotamento sanitário de municípios da região e a importância de as cidades estarem preparadas para as audiências públicas programadas para o mês de março, e o projeto que visa lidar com a questão dos resíduos urbanos buscando novas alternativas para redução do impacto do deslocamento do lixo da região para o município de Minas do Leão.

Consulta Popular

Também houve a apresentação de três projetos de impacto aos municípios aprovados pela Consulta Popular a serem implementados pela UCS: o Circuito Integrado de Turismo da Serra Gaúcha, que visa integrar logística e promoção comercial da Região das Hortênsias, das Termas de Longevidade, da Uva e Vinho, e da Região dos Cânions; a plataforma digital Observatório das Cidades, que visa reunir indicadores que definem as cidades inteligentes com base na plataforma ISO 37.122, nos objetivos do desenvolvimento sustentável, dados de desenvolvimento socioeconômico, entre outros, para embasar tomadas de decisão pelo setor público e privado; e o Observatório de Turismo da Serra Gaúcha, com objetivo de divulgar dados de oferta, demanda e impactos da atividade turística para fundamentar ações e políticas públicas. Segundo a presidente do Corede, o resultado do encontro foi positivo, concedendo aos prefeitos uma visão geral sobre os projetos elencados, bem como porto e aeroporto regional. “Propusemos ampliar a visão para além do micro, de seus municípios, atentando para o desenvolvimento local, mas também regional, com projetos em benefício de todos os municípios”. Além dos gestores municipais, houve a participação virtual do secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão do Governo do Estado, Claudio Gastal, que falou sobre o papel do Corede no desenvolvimento regional e os desafios do setor público, além das presenças do reitor da UCS, Evaldo Kuiava, que reforçou a histórica ação da Universidade na prestação de serviços aos municípios, do presidente do Cisga, Adenir José Dallé, e de seu diretor executivo, Rudimar Caberlon, e do vice-presidente da Amesne, Valdir Fabris.

Fotos: Divulgação