A única equipe do Nordeste Gaúcho a atuar com futebol profissional durante o segundo semestre de 2017 é a Associação Nova Prata de Esportes. Para chegar à competição em boa sintonia, o time passa pelo primeiro teste hoje, 9 de agosto, contra o Juventude de Caxias do Sul. O amistoso serve de preparação para a Copa Paulo Sant’Ana, a Copa FGF.

O Nova Prata optou por dar sequência ao futebol no ano. Na participação na Segunda Divisão Gaúcha – equivalente ao terceiro escalão do futebol do estado -, o clube ficou com a última posição geral, com oito pontos conquistados.

Apesar da má campanha na primeira metade do ano, os dirigentes da Associação Nova Prata de Esportes decidiram dar continuidade ao futebol profissional. No primeiro domingo de agosto, foi realizada uma seletiva para novos jogadores. Foram testados atletas para o time profissional, até 21 anos, e também para as categorias de formação do clube.

O Nova Prata integra o Grupo C da Copa Paulo Sant’Ana, que garante, para 2018, vagas à Copa do Brasil e à Série D do Campeonato Brasileiro. Além dos nova-pratenses, compõem o grupo o Ypiranga de Erechim, Três Passos, e Internacional B.

A estreia do time nova-pratense acontece na próxima quarta-feira, 16, contra o Ypiranga, no Colosso da Lagoa, em Erechim. A Copa Paulo Sant’Ana – em homenagem ao jornalista falecido neste ano – garante vagas aos torneios nacionais. A copinha é organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

O primeiro teste do Nova Prata acontece hoje, 9 de agosto, às 19h. O jogo-teste contra o Juventude é no Estádio Municipal Mário Cini, em Nova Prata. A equipe adversária será compostas por atletas da categoria de base do Esporte Clube Juventude, uma vez que o time entrou em campo pela Série B na terça-feira, 9 de agosto, contra o Luverdense.