Com a chegada da 4ª e penúltima rodada de grupos do campeonato, equipes da Serra Gaúcha precisam se atentar para não ficar abaixo do G4

Nesta semana, diversas equipes do futebol gaúcho foram à campo para competir pela 3ª rodada da Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A competição, que agora se encaminha para a etapa derradeira da classificação, conta com quatro equipes da Serra. Os times representaram bem a região na primeira rodada, mas os resultados recentes colocam em risco a classificação de, ao menos, um deles. Todos estão no Grupo B da Copinha, que é liderado, até o momento, pelo São Luiz, de Ijuí.

Segunda derrota seguida

Após uma goleada de 3 a 0 sobre o Gramadense, na estreia da Copa FGF, o Garibaldi passa por um momento delicado, pois perdeu duas vezes, consecutivamente. No jogo mais recente, na segunda-feira, 26 de setembro, o clube da Capital Nacional do Espumante lutou bravamente contra o São Luiz, em um confronto de reviravoltas.

Na casa do adversário, o Garibaldi saiu perdendo, pois Negueba marcou logo aos dois minutos. A situação de vantagem perdurou até mais da metade do 1º tempo, quando Gustavo, de pênalti, balançou as redes do goleiro do time de Itajaí. Antes do fim da primeira etapa, o clube da Serra virou, com Tico, aos 43 minutos.

Na volta do intervalo, os donos da casa conseguiram se reestabelecer. Mizael, aos 11, fez o seu para deixar tudo igual, 2 a 2. O protagonista do primeiro gol, Negueba, não satisfeito em ter aberto o placar, fez o terceiro do São Luiz, para cravar a vitória no estádio do clube que se mantém invicto no campeonato, com três jogos e três vitórias.

Voltando a subir

Fazendo uma campanha inversa ao Garibaldi, o Glória, de Vacaria, saiu perdendo na 1ª rodada, mas retomou sua pontuação após duas vitórias consecutivas. No mais recente desafio, contra o atual lanterna, o Atlético Carazinho, na terça-feira, 27, a equipe conseguiu um sólido 2 a 1.

O jogo em Carazinho foi morno na primeira etapa, pois nenhuma das equipes conseguiu marcar ou representar um período maior de posse no ataque. Na segunda etapa, entretanto, o placar se movimentou, primeiro com a equipe de Vacaria, que marcou com Brandão, aos nove minutos, e Rodolfo, aos 25. O Atlético chegou a fazer um gol quase no fim de jogo, com Ricardo, mas não conseguiu igualar o resultado.

A partir desse resultado positivo na 3ª rodada, o Glória assumiu a vice-liderança do grupo, com seis pontos. Ele é o time com maior potencial para tirar o São Luiz do topo do Grupo B.

Empate no jogo e na tabela

Para encerrar a participação das equipes da Serra na semana, Brasil de Farroupilha e Gramadense entraram em campo na terça, 27, à noite. O jogo terminou em empate, em 1 a 1, com gols de Neves e Maurício. O resultado fez com que os clubes também ficassem iguais em número de pontos. Atualmente, ambos estão embolados no meio da tabela, o que aumenta suas chances de saírem do G4, caso percam na próxima rodada.

4ª rodada Grupo B:

  • Sábado, 1º de outubro, às 15h
    Glória vs Brasil de Farroupilha
  • Quarta-feira, 5 de outubro, às 19h
    São Luiz vs Gramadense
  • Domingo, 9 de outubro, às 15h
    Garibaldi vs Atlético Carazinho

Foto: Luiz Erbes