No próximo final de semana, dias 8 e 9 de outubro, será realizada a 7ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Downhill, na Pista Sete de Castro, em Carlos Barbosa. A competição, promovida pela Associação Carlos Barbosa de Ciclismo, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo, Federação Gaúcha de Ciclismo e apoio da Secretaria de Esportes do município, contará com 15 categorias.

Crianças e adultos poderão participar dessa modalidade de Mountain Bike, que consiste na rápida descida de morros, utilizando as nuances do percurso para adquirir velocidade e conquistar o melhor tempo até a linha de chegada. O campeonato terá as divisões Elite, Elite Feminino, Veterano, Sub 30, Sub 23, Estreante, Rígida, Master A1, Master A2, Master B1, Master B2, Master C, Infanto-juvenil, Júnior e Juvenil.

A tomada de tempo classificatória acontecerá no sábado, às 13h30min. Já no domingo, a partir das 13h, ocorrerá a tomada de tempo final, que definirá os vencedores. Em ambos os dias, na faixa da manhã, os participantes poderão fazer treinos livres. O acesso ao trajeto ficará disponível das 8h às 11h30min, para que todos possam conhecer o terreno e moldar estratégias melhores para a descida.

Evento paralelo

Enquanto ocorre a 7ª Etapa do Estadual, outras modalidades voltadas aos pequenos poderão introduzi-los no Downhill. A versão Mini do evento, bem como a de Pais e Filhos, incentiva a participação das crianças, de forma mais ampla e acessível.

No Mini Downhill, o percurso poderá ser realizado de firma individual pela criançada, podendo ou não ter a presença dos responsáveis no momento. Já no Pais e Filhos, o trecho utilizado representará 50% da pista original do evento principal, com algumas mudanças.