Paulina vence no livre e São Paulo do Borgo nos veteranos, em jogos no último domingo, 17

Neste último final de semana, no domingo, 17, a região da Paulina recebeu os jogos que definiram os campões da Copa Entre Vinhas de Futebol 2021.

Aconteceram dois jogos durante a tarde, um que definiu a Paulina como campeã, pelos clubes de idade livre, e outro que foi vencido pelo São Paulo do Borgo, pelos veteranos. Ambos times de Bento Gonçalves, um do interior e outro da cidade.

São Paulo do Borgo 1 x 0 Paulina

Nesse confronto, ambos os clubes começaram com atitudes bem estudadas de cada lado. Não houve muitas jogadas pelo meio de campo com avanço pelas laterais. O que ocorriam, eram lançamentos de um lado a outro do campo, tentando buscar uma oportunidade de encontrar uma brecha na defesa adversária.

O time visitante foi mostrando ter um posicionamento melhor e no sorteio de bola área, acabavam dominando. Próximo do fim da primeira etapa, o time da casa também começou a aparecer mais e pegar um pouco o controle da bola. Porém, não houve marcações nesse começo.

Na segunda etapa, São Paulo passou a dominar o meio de campo e as oportunidades de ataque. Isso acabou resultando no lance definitivo em que, chegando no meio do segundo tempo, Cipó, camisa 19, marcou após receber um cruzamento da lateral esquerda. Garantindo a vitória da Copa para o clube de veteranos.

Paulina 3 x 2 Nacional 28

Diferente do jogo anterior, esse foi bastante agitado no quesito de gols marcados. No começo, ambos os times estavam com formação concisa, indo para marcação com dois ou três jogadores ao mesmo tempo. Isso fez o começo ficar mais parado no meio de campo.

Com o passar do tempo, os jogadores foram tendo mais espaço para trabalhar e jogaram muito com as inversões de campo. Chegando próximo da metade do tempo, Paulina sofreu uma falta próxima da grande área. Foi a partir desse lance que o placar foi aberto, após a cobrança do lance ir para o fundo das redes do goleiro do Nacional. No próximo lance, o time visitante esboçou uma rápida reação e empatou no placar, com um chute no ângulo do atacante.

No segundo tempo, o time da casa saiu novamente a frente com outra falta bem cobrada pelo camisa 29 no canto esquerdo do goleiro. O placar foi ampliado ainda mais após um lance de contra ataque onde o atacante fez um chute bem colocado. O visitante ainda diminuiu nos acréscimos, mas não teve mais reações.

Líderes de Bento falam do evento

O Presidente da Liga Colonial, Edegar, camisa oito do Paulina, que organiza a Copa Entre Vinhas, mencionou as dificuldades em reunir clubes durante o período ainda pandêmico, mas que se alegrou em ver as pessoas que foram no campo prestigiar a final.

Ele diz que quer resgatar esse lado bom do jogo de interior, onde famílias vão as partidas acompanhar parentes ou amigos e fazer torcida. “Foi um sucesso. Os jogos foram bem disputados, de bom nível”, comemora.

Para o ano que vem a ideia é aumentar as proporções da Copa, incluindo mais clubes de outras localidades do interior da Serra, para ter no mínimo umas oito cidades participando. Por enquanto, por questões da pandemia de Covid-19, as disputas continuarão a ser travadas no campo, em área aberta.

O Secretário Adjunto de Esporte, Fabiano Martins, estava no jogo e menciona como o esporte sempre foi forte na região e que é seu desejo resgatar isso. “Quando cheguei aqui hoje eu vi os carros cheios, a comunidade, me deu uma alegria em saber que as condições estão voltando e que a gente consiga resgatar cada vez mais isso para Bento”, diz.

O prefeito Diogo Segabinazzi, também estava prestigiando a final e destacou a organização do evento e a retomada dos esportes para Bento. “O governo ajuda, mas se a gente não tem as equipes, não tem a comunidade ajudando, a gente não consegue organizar com essa qualidade esse tipo de torneio”, destaca.