Tema da ação é “Caminhos para a prevenção da violência contra a mulher” e durará 16 dias

Neste mês de novembro, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) de Bento Gonçalves, através da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, realiza uma campanha que traz a importância da conscientização sobre atos de violência contra mulher. O trabalho é intitulado “16 dias para ativismo contra a violência doméstica”.

Dentro disso, será realizada uma ação principal com início marcado para 25 de novembro, o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, e encerramento em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste caso haverá um concurso de redação com alunos de escolas de Bento, em que eles deverão escrever sobre o tema em questão.

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Patrícia Da Rold, explica que realizar essa atividade com jovens do ensino médio e fim do fundamental épara trazer a conscientização. Segundo ela, é importante a organização trabalhar não somente com atendimento de casos que já aconteceram, mas buscar prevenir que demais ocorram. “Nos preocupamos em trabalhar a prevenção, por isso a ideia do Concurso. Para levarmos conhecimento ao público jovem sobre a gravidade do tema e a estrutura que o município oferece para atendimento às vítimas de violência contra a mulher e a rede em geral”, explica, Patrícia.

Concurso de redação

Para a ação, o tema principal dos textos será “Caminhos para a prevenção da Violência contra a Mulher” e será realizado entre todas as escolas do município que queiram participar. Os três melhores textos serão escolhidos, através de avaliação de uma comissão, e premiados.

No dia 25, pela manhã, acontecerá a abertura da programação no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold para os alunos das escolas que participarem do evento, com presença de autoridades que fazem parte da rede de proteção à mulher. Também haverá distribuição de material informativo e orientações na Via Del Vino, no dia 27, de manhã.

Para complementar as ações em escolas, a Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi estarão realizando palestras diárias para instituições de ensino público e particular. No dia 10 de dezembro, ocorrerá então o encerramento da programação na Casa das Artes, com a premiação das três melhores redações. “O período de 25/11 a 10/12 são datas marcantes e trabalhadas em todo mundo, mas iniciamos antes a programação em virtude do Concurso de Redação, pela necessidade de tempo para os alunos e escolas produzirem seus textos e enviarem para que a premiação coincida com a data de encerramento da mesma”, afirma a coordenadora.

Divulgação/Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi

Por que trabalhar com jovens?

Patrícia revela que o relatório sobre as vítimas que vão buscar atendimento nas instituições de auxílio é totalmente sigiloso, tudo para resguardar a segurança das mulheres que vão à instituição buscando auxílio. Somente poucos dados foram cedidos para ilustrar a situação de violência.

Em 2021, até o momento, foram 282 novas vítimas atendidas, somando 1.113 casos. No ano passado, os números também foram altos, sendo 1436 casos ao todo no Centro Revivi. A relação desses dados serve para fundamentar as escolhas da ação de redação nas escolas.

Em 2020, 34% de mulheres vitimadas por violência não tinham ensino fundamental ou médio completos. O percentual ilustra o quanto esse problema pode começar em uma faixa etária menor. Para somar a isso, 9% das que recorreram ao Centro Revivi possuíam de 14 a 20 anos.

Demais fatos que chamam atenção sobre esses crimes está no quanto a violência ocorre nos lares, sendo 94% delas nesse ambiente. Além disso, é relevante notar que 86% dos casos são registrados em ocorrência policial. Ainda sobre órgãos de segurança, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Bento Gonçalves é responsável por encaminhar 51% das vítimas para o grupo.

Os dados não especificam os tipos de violência que as mulheres sofrem, pois são várias. Apesar disso, é importante ver o trabalho e dedicação de grupos e instituições que lutam para trazer um alento a uma pessoa que precisa de ajuda e espera um conforto em pequenos e grandes atos.