A consulta junto à página da Receita Federal na internet do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2021 já está disponível. A liberação das informações foi autorizada nesta sexta-feira, 23, para cerca de cinco milhões de contribuintes que receberão o crédito bancário previsto para ser depositado na sexta-feira, 30.

Na restituição, idosos de 60 a 80 anos, pessoas com deficiência física ou mental, moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério serão os primeiros a serem restituídos. Na sequência, haverá a liberação para o restante dos contribuintes do lote, considerados não prioritários e que tenham entregue a declaração até o dia 18 de maio deste ano. Também aparecem contemplados na rodada de pagamentos restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2020 que estavam retidas pelo Fisco.

Conforme a Receita Federal, os próximos lotes de restituição do Imposto de Renda 2021 serão pagos em 31 de agosto e 30 de setembro, conforme calendário da Receita Federal. O aviso dos cidadãos beneficiados ocorre sempre uma semana antes da liberação. O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o pagamento não for realizado, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.