O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) saiu em defesa da indicação do senador Ciro Nogueira (Progressistas) para assumir a Casa Civil no lugar do deputado Onyx Lorenzoni (DEM). Durante entrevista na quinta-feira, 22, Bolsonaro disse que pertence ao chamado Centrão. Mesmo criticando o bloco em 2018, quando disse que a ala era o que havia de pior na política, o chefe da nação precisou se dobrar ao movimento para conseguir a chamada governabilidade, afetada pela crise da pandemia de covid-19.

Bolsonaro disse que já integrou partidos que compõem o Centrão quando era deputado federal. O bloco é composto por partidos de centro e centro-direita e hoje constituem a base de apoio do governo no Congresso Nacional. “Centrão é um nome pejorativo. Eu sou do Centrão, eu fui do PP metade do meu tempo, agora nós temos 513 parlamentares, o tal centrão são alguns partidos que lá trás se uniram na campanha do Alckmin (Geraldo Alckmin) e ficou então rotulado Centrão como algo pejorativo, algo danoso à Nação. Não tem nada a ver. Eu Nasci de lá”, disse.

Imediatamente, após sua fala, políticos que fazem oposição ao presidente foram às redes sociais e relembraram as falas de Bolsonaro, feitas em 2018, quando criticava o bloco que hoje defende. Quando oficializou sua candidatura à Presidência, em 22 de julho de 2018, Bolsonaro disse que o Centro era “o que há de pior no Brasil”.

Políticos de partidos como o Psol, Novo, PT, Rede e Patriota publicaram em suas redes sociais críticas a Bolsonaro.