Uma mobilização agendada para esta quarta-feira, 7 de abril, em todo o Rio Grande do Sul vai exigir que os conselheiros tutelares sejam inseridos nos grupos prioritários da vacinação contra o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Associação dos Conselheiros Tutelares do RS (Aconturs). De acordo com os organizadores, durante todo o dia, nos locais onde estão instalados os órgãos serão colocadas faixas pretas e os profissionais trabalharão vestidos de preto, simbolizando o luto pela morte de oito colegas de profissão em decorrência do novo coronavírus. Em todo o RS, são 2.635 profissionais. Desse total, 219 já tiveram contato com o vírus.

Conforme o presidente do Aconturs, Jeferson Careca, apesar da contaminação, a categoria não parou de trabalhar, aumentando ainda mais mais a possibilidade de transmissão da doença. “Temos 2.635 conselheiros no RS. Desses, 219 testaram positivo para o Coronavírus, porque não pararam de trabalhar, mesmo na bandeira preta, indo nas casas, arriscando suas vidas e a de seus familiares. Desse total, tivemos oito óbitos”, conta.

Além da manifestação estadual, um documento deverá ser entregue ao governo do Estado, solicitando a inclusão da categoria nos grupos de risco. “Temos um encaminhamento do governo federal que nos recomenda como grupo prioritário para vacinação. Já temos 24 cidades no RS que já vacinaram esses profissionais”, comenta o presidente. “Então essa vacina para o Conselho não é um desvio. Na própria recomendação, o governo federal indica que os estados e municípios podem gerenciar as vacinas que sobraram de algum outro grupo. E no Conselho são apenas cinco pessoas, o que não vai causar grande transtorno”, pontua.

Foto: Conselho Tutelar de Bento Gonçalves / Divulgação