Para quem vai tentar vestibular pela primeira vez o sentimento é um misto de curiosidade e atenção. Já para aqueles que vão tentar novamente, chegam as dúvidas, a vontade de vencer e conquistar a aprovação. Porém, todos aqui têm um mesmo objetivo: entrar em uma instituição de ensino superior. Confira as cinco dicas mais utilizadas por alunos que passaram nos cursos desejados para que você possa aprender, se espelhar e alcançar a sua aprovação.

Seja focado e persistente

Mesmo que você tenha tudo o que é necessário para estudar bem, não adianta se você não tiver a capacidade de focar. Se você tem problemas com desvio de atenção, saiba que, ao exercitar seu foco, em pouco tempo você verá sua evolução.
Faça e refaça o planejamento

Faça o planejamento pensando no tempo que você tem. Defina os assuntos mais importantes e distribua-os ao longo do calendário. Primeiro pense macro, para depois pensar micro. Veja o exemplo: Restam apenas 30 dias. São 5 dias para estudar História. Se são cerca de 600 páginas para estudar, considerando um horário de estudo de 5 horas por dia, são 6 páginas por hora.

Atualize-se

Separe um tempo de todos os seus dias para leitura de jornais, livros e revistas. Essa é uma das dicas mais importantes, porque só assim você vai para além da “decoreba”, exercitando sua capacidade de discernimento. Fique atento aos acontecimentos recentes e, quando alguma questão abordar atualidades você estará preparado.

Hobbies fazem parte do jogo

Estudar de forma intensa, sem nenhum descanso, prática desportiva, boa qualidade de sono ou horário de lazer não vai te ajudar em nada.Sua mente precisa descansar, para que, ao voltar a estudar, você tenha um bom desempenho. Este já é um assunto comprovado, que mostra que a prática de atividades desportivas aumenta o desempenho médio em torno de 15%.

Treine através de provas antigas

Assim você vai se familiarizar com a prova que você for fazer e, exercitar todo o conteúdo. Não interessa o tempo que se estude. O que interessa é a quantidade de matéria estudada e a qualidade do estudo.
Na internet podem ser encontrados mais de 3 mil tipos de provas dos principais Vestibulares do Brasil.