O 39º Congresso da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em 2016, que terá como sede a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, foi lançado oficialmente na tarde desta sexta-feira (4), pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. O ato ocorreu na Expointer, na casa da Embrapa, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A ministra também confirmou a implantação, em cerca de um mês, do Cadastro Vitivinícola Nacional, que era um reivindicação do setor para mapear e qualificar ainda mais a produção brasileira.

A ministra afirmou que o Governo Federal é parceiro na organização do Congresso, conhecido por definir as diretrizes para o setor, como as recomendações para boas práticas de produção de uvas e vinhos. ” É uma oportunidade de mostrar ao mundo o potencial do Brasil na produção de uvas e vinhos. Nossos vinhos estão conquistando, cada vez mais, espaço no país e no exterior”, reforçou.

Sobre a implantação do Cadastro Vitivinícola Nacional, Kátia Abreu adiantou que o modelo adotado no Rio Grande do Sul servirá de referência pela funcionalidade já comprovada. A ministra lembrou que a medida atende ao pleito de setor, que há pelo menos oito anos reivindica o levantamento da produção em nível nacional. “A implantação do cadastro é importante para a organização do setor, pois será possível saber quem produz, onde estão e quais as dificuldades que enfrentam e, assim, formular políticas públicas que atendam às demandas”, acredita.

Também participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do ministério, Caio Rocha, o secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, o chefe da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, o presidente do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho, Moacir Mazzarollo, os deputados federais Afonso Hamm, Alceu Moreira, Jerônimo Göergen e Mauro Pereira e o deputado estadual Adão Villaverde.