O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) atualizou nesta sexta-feira, 17, a situação do sarampo no Rio Grande do Sul. Foram confirmados mais três casos, passando para 16 o número de pessoas que tiveram o registro da doença no RS este ano.

Esses últimos casos ocorreram em dois residentes de Viamão e um em Porto Alegre. Eles referem-se a ocorrências notificadas em junho, que tiveram nesta semana a confirmação laboratorial. Em todos os casos já foram realizadas ações de bloqueio, com a vacinação de contatos próximos a eles.

O Rio Grande do Sul não registrava casos da doença desde 2011, e desde 2016 as Américas eram consideradas livres do sarampo. Esse atual cenário reforça a importância da campanha nacional de vacinação para todas as crianças de um ano a menores de cinco, que está em andamento. Neste sábado (18), será o Dia D de mobilização, com a abertura extraordinária de mais de 1,8 mil postos de vacinação em todas as cidades do estado.

Os casos do RS estão distribuídos nos municípios de São Luiz Gonzaga (1), Porto Alegre (9), Vacaria (1), Viamão (3) e Alvorada (2). No país, este ano, já são 1.240 casos, que estão distribuídos também no Amazonas (910 para 2 óbitos), Roraima (296 para 4 óbitos), Rio de Janeiro (14), Pará (2), São Paulo (1) e Rondônia (1).

No Rio Grande do Sul, antes de ocorrer o processo de eliminação do vírus, o último caso confirmado foi em 1999. Em 2010, houve oito casos importados e em 2011 foram sete. Desde então, o RS não registrava a circulação do vírus até o seu retorno em 2018.

Texto: Ascom SES/RS
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini