A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou edital de um concurso público para o cargo de policial rodoviário federal. Ao todo, serão 500 vagas espalhadas em 17 estados da federação. No Rio Grande do Sul serão 23 postos de atuação. Com salário de R$ 9.473,57, as inscrições iniciam no dia 3 de dezembro e seguem até o dia 18 do corrente mês, através do site http://www.cespe.unb.br/concursos/prf_18. A taxa é de R$ 150.

Entre os requisitos exigidos para os interessados, o edital propõe que os candidatos tenham graduação de nível superior em qualquer área e possuir Carteira Nacional de Habilitação de, no mínimo, categoria “B”, além de não ter observação de adaptação veicular ou restrição de locais e horário para dirigir. O edital prevê que o candidato fique na unidade de lotação vinculada à UF escolhida no momento da inscrição. Ele deve permanecer preferencialmente no local de sua primeira lotação por um período mínimo de três anos. A transferência pode ocorrer por concurso de remoção, permuta ou interesse da administração.

Segundo o edital, o certame ocorrerá em duas etapas, divididas em uma prova objetiva e discursiva, exame de capacidade física, avaliação de saúde, avaliação psicológica, avaliação de títulos e investigação social. A segunda etapa será o curso de formação profissional. A prova objetiva e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 3 de fevereiro de 2019, no turno da tarde.