Ação teve início na manhã de terça-feira, 4 de dezembro e visa reforçar a segurança na área central em horários de pico

A Operação Papai Noel, apresentada na manhã de terça-feira, 4 de dezembro, em Bento Gonçalves pretende concentrar o efetivo da Brigada Militar (BM), nos locais de maior movimentação de pessoas no município. De acordo com o comando do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (Bpat), a ação tem por objetivo combater a criminalidade, principalmente, nesse período de final de ano, onde há grande circulação de pessoas e também de valores em dinheiro, oriundos do 13º salário.

Trabalho das forças de segurança em Bento Gonçalves ocorrerá durante todo o mês de dezembro. Foto: Marina Teles

Conforme o capitão do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (Bpat) em Bento Gonçalves, Rogério Schuh, estão programadas operações de fiscalização no perímetro urbano, para a captura de foragidos do sistema prisional, além de pessoas que estejam ligadas à criminalidade. De acordo com ele, dos 497 municípios do estado, apenas nos de maior ocupação populacional, a operação irá ser executada. “Este mês de dezembro é muito importante para a economia local e podemos perceber uma certa reação do cenário, se comparado ao ano passado, por isso, vamos ter uma tarefa árdua para tentar reduzir os furtos e roubos em nossa comunidade”, afirma.

Conforme a projeção das autoridades de segurança, a operação vai reforçar o policiamento ostensivo na área de comércio da cidade no período que antecede as festas de Natal e Ano Novo, já que o fluxo de pessoas transitando aumenta significativamente. Ela segue até o final do mês com reforço nos horários de maior circulação. A ideia é prevenir e coibir crimes frequentes nessa época como furtos e roubos a pedestres e em estabelecimentos comerciais.

União de esforços para combater o crime

Para o secretário municipal de Segurança Pública, José Paulo Marinho, em 2018, a operação será realizada em conjunto, em virtude do grande fluxo de pessoas que estarão pela área central de Bento Gonçalves ao longo do mês de dezembro. “Os policiais trabalhando na segurança da população e do comércio, e nós no monitoramento do trânsito e dos pedestres. Sabemos que haverá grande movimentação na área central da cidade e nossa missão será orientar, educar, proteger se por ventura crimes vierem a ocorrer”, garante.

Marinho destacou ainda que a comunidade redobre a atenção quanto aos cuidados básicos na hora em que estiverem caminhando pelos espaços públicos, principalmente quando se trata de valores financeiros, oriundos do pagamento do 13º salário. “Nessa época, as pessoas acabam ficando com grandes volumes de dinheiro no bolso e nós precisamos ter atenção com isso”, reforça. O secretário ressaltou sobre o sistema de videomonitoramento que será um aliado das forças de segurança para a identificação de possíveis suspeitos. “Queremos oferecer uma segurança qualificada aos moradores e também aos turistas que por ventura passarem pela nossa cidade, que consigam visualizar a presença policial nas ruas, nossos agentes do DMT patrulhando, orientando e repassando informações a quem precisar. Que tenhamos sucesso ao chegar no final do ano”, observa.

O objetivo da operação é intensificar a presença da Brigada Militar junto ao comércio, protegendo os cidadãos envolvidos nas compras e vendas de final de ano, que se intensificam, contribuindo para o crescimento de indicadores criminais. Nesse sentido, a maior presença real e potencial da Brigada Militar nesses locais se justifica.
Serão realizadas também ações de contenção em transportes coletivos e aos veículos em geral, aumentando a percepção de segurança pela presença da Brigada Militar no exercício de polícia ostensiva.

Ação é considerada positiva

De acordo com o presidente do Sindilojas Bento Gonçalves, Daniel Amadio, a operação é vital nessa época do ano, em virtude da injeção do 13º salário na economia e o aumento de pessoas circulando pelos estabelecimentos comerciais, chama a atenção de pessoas mal intencionadas. Para ele, com o acréscimo de militares circulando, a vigilância deve aumentar, deixando os consumidores mais tranquilos. “Ainda mais que agora a economia mostra sinais de recuperação e precisamos retomar o rumo do crescimento, demonstrar segurança é fundamental”, ressalta.