Após meses, as comunidades pertencentes à paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves voltarão a receber missas a partir do sábado, 23. Os locais estavam sem celebrações desde o mês de março, em razão da pandemia do novo coronavírus. Além do retorno das celebrações nos bairros, o santuário Santo Antônio, na área central da cidade, retoma seus horários tradicionais de missas.

De acordo com a paróquia, a programação foi reorganizada para permitir que as famílias possam rezar nas igrejas dos seus bairros, retomando, gradativamente as ações pastorais em cada localidade.

Com as alterações, no santuário Santo Antônio as missas aos domingos, retornam em quatro celebrações (7h, 8h30min, 10h e 18h). Durante a semana, às quartas e sextas-feiras, ao meio-dia o local também receberá celebrações. Às 18h de sexta-feira, também ocorrerão missas, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Nas sextas-feiras, após a celebração, haverá a exposição do Santíssimo Sacramento, até às 15h, quando acontece a oração do Terço da Misericórdia e bênção do Santíssimo.

Para garantir a segurança dos fieis, a direção do santuário mantem os protocolos de segurança, distanciamento e higienização. Os horários das celebrações podem ser consultados no site da paróquia.

Celebrações nas comunidades

Com a retomada das celebrações, cada comunidade terá uma celebração mensal e os templos deverão seguir todas as normas de distanciamento, com a delimitação de bancos, disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscara. A orientação, segundo a paróquia, é de que antes e depois de cada missa, as equipes devam realizar a higienização dos espaços, no intuito de diminuir a possibilidade de contágio.

Além disso, deverá ser respeitada a ocupação máxima conforme estabelecido pelas bandeiras do Distanciamento Controlado: em bandeira laranja, 25% da capacidade da igreja e em caso de bandeira vermelha, 30 pessoas.

Segundo a paróquia, pessoas com sintomas gripais ou pertencentes aos grupos de risco devem permanecer em casa, evitando o contato com outros fiéis para não correr o risco de contaminação. As atividades, encontros, reuniões e festividades nos salões comunitários e paroquiais permanecem suspensas.

Horários e locais das missas nas comunidades

Sábado, 12 de setembro
16h30min – Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Paim
19h30min – Comunidade Nossa Senhora do Carmo – Borgo e Nossa Senhora Aparecida – Conceição

Domingo, 13 de setembro
9h – Comunidades Nossa Senhora da Saúde – Vinhedos e Jesus Bom Pastor – Cruzeiro.








Para consultar os horários de Missa nas comunidades, basta clicar em: https://www.paroquiasantoantoniobg.com.br/horarios-das-missas ou semanalmente, o link da Programação Semanal no site da Paróquia.